Questões indígenas em debate na Univates

Postado em 06/04/2018 11h45min e atualizado em 06/04/2018 11h48min

Por Artur Dullius

Elise Bozzetto

O Centro de Ciências Humanas e Sociais e o curso de História da Univates realizam, na próxima terça-feira, dia 10, dois eventos voltados à discussão de questões indígenas. As atividades contam com a participação dos indigenistas especializados e agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) Mauro Leno Silvestrin e Luiz Carlos da Silva Junior.

No turno da tarde, às 14h, na sala 203 do Prédio 7 ocorre a atividade “Diálogos sobre arqueologia e história indígena no RS”. Já no turno da noite, às 19h10min, no auditório do Prédio 11, será realizada a palestra “História, Antropologia e Arqueologia Indígena no RS: as relações entre as comunidades indígenas e o Estado Brasileiro”. Além do tema central, serão abordados na palestra os dilemas e peculiaridades dos agentes da Funai, assim como questões em relação à legislação vigente.

Os eventos, ambos gratuitos, são voltados a estudantes do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates e abertos à comunidade em geral. As inscrições podem ser realizadas em www.univates.br/agenda/inscricoes.

Os palestrantes

- Mauro Leno Silvestrin é indigenista especializado, cientista social e mestre em Antropologia Social;

- Luiz Carlos da Silva Junior é indigenista especializado, historiador e mestre em Arqueologia.

PPGAD realiza pesquisas sobre a temática

Os indígenas foram o primeiro povo a ocupar o território brasileiro, mas o que se sabe sobre eles é muito pouco. Sua cultura, tradições e valores foram historicamente silenciados pela “cultura branca”. Seu espaço territorial foi reduzido, deslocado, retirado. Uma história daqui, porém tão distante dos olhos da ciência. Mas em 2009 um projeto vinculado ao PPGAD da Univates nasceu para trazer à luz informações que podem ser importantes para fomentar uma mudança na forma como o “branco” coloca o índio na história da nossa sociedade. Saiba mais sobre o projeto aqui.