Elise Bozzetto

Cinco motivos para fazer natação

Postado em 06/04/2018 13h13min e atualizado em 09/04/2018 13h32min

Por Ana Amélia Ritt

Considerada um dos esportes mais praticados no Brasil e mais completos para o desenvolvimento físico humano, a natação foi introduzida no País como esporte oficial em 1897. O Dia Nacional da Natação, comemorado em 8 de abril, foi criado para ressaltar os benefícios da modalidade esportiva, mostrando que a prática trabalha praticamente todos os músculos do corpo.

No Vale do Taquari, a piscina do Complexo Esportivo da Univates, inaugurada em 2007, está entre as melhores do Rio Grande do Sul. Semiolímpica e coberta, ela atende a todas as exigências da Federação Gaúcha de Natação. Atualmente, em torno de 650 alunos estão matriculados nas aulas que ocorrem na piscina da Univates.

Conforme a professora do curso de Educação Física da Univates Janine Giovanella, as atividades na água, com os cuidados específicos para cada situação, podem ser praticadas por todos os públicos, de bebês até idosos.

São atividades que geram menos impacto nas articulações, devido às propriedades da água. Ao realizarmos atividades na água, temos sensação de bem-estar e prazer, pois, se formos analisar, nossas primeiras vivências como seres humanos são na água, no conforto do ventre de nossas mães
professora do curso de Educação Física Janine Giovanella

Tuane Eggers

Confira cinco motivos para começar a praticar o esporte:

1. Fortalecimento dos músculos

Elise Bozzetto

Com intenso trabalho de resistência, a natação contribui para a tonificação muscular e o incremento de força. Isso porque a água é mais densa que o ar, e, assim, o esporte é praticado com intensidade sem a pessoa perceber.

Se o nadador praticar os quatro estilos do esporte - crawl, costas, peito e borboleta -, conseguirá trabalhar todos os grupos musculares do corpo, fortalecendo-os.

2. Controle de peso

Uma hora de natação pode queimar até 500 calorias, dependendo da duração, da intensidade do exercício e da temperatura da água. O esporte acelera o metabolismo e pode ajudar na queima de calorias. Mas preste atenção: não pratique natação em jejum.

3. Bem-estar

A natação libera endorfina, o hormônio do prazer, que provoca sensação de felicidade e liberdade, influenciando também a autoestima.

4. Menos estresse

Elise Bozzetto

“A água, devido à sua pressão, auxilia no relaxamento muscular, aliviando contraturas e estresses gerados pelas atividades rotineiras”, explica Janine. Além disso, a endorfina, citada no item anterior, também influencia em como estamos nos sentindo.

5. Mais saúde

Janine afirma que as atividades aquáticas trazem benefícios às pessoas com doenças crônicas, como diabetes e cardiopatias, reduzindo os parâmetros associados a elas. A natação também contribui para a redução e prevenção dos sintomas da asma, pois é praticada em ambiente úmido e fortalece os músculos torácicos, o que aumenta a elasticidade e o volume dos pulmões, ou seja, amplia a capacidade de absorver oxigênio.

Ficou interessado?

Informações sobre vagas e horários de aulas na piscina do Complexo Esportivo da Univates podem ser conferidas no site www.univates.br/esporte-e-saude.