Univates Idiomas participa da III Semana da Língua Alemã

Postado em 12/04/2018 14h21min e atualizado em 12/04/2018 14h29min

Por Artur Dullius

Nos dias 9 e 10 de abril os alunos do curso de Alemão da Univates participaram da III Semana da Língua Alemã, realizada no Colégio Evangélico Alberto Torres de Lajeado. Orientados pela professora Roseli Kussler, os estudantes acompanharam a exibição de um cine-fórum, que apresentou o filme "Die andere Heimat - Chronik einer Sehnsucht", 2014, de Edgar Reitz.

Divulgação

O longa metragem, de quatro horas de duração, foi premiado na Alemanha como melhor filme, melhor direção e melhor roteiro. O enredo conta a história de um jovem que vivia na região do Hunsrück em meados do século XIX e tinha o sonho de emigrar ao Brasil. Contra a vontade do pai, dedicava parte do seu tempo lendo e estudando línguas indígenas para poder se comunicar com os nativos. Como forma de representar a sociedade, o filme retrata as dificuldades financeiras, a falta de comida, a pouca terra para plantio e alto índice de mortalidade infantil enfrentados pelo país alemão naquela época.

Coordenadora do Univates Idiomas, Caroline Labres explica que o contato com a comunicação em outra língua por meio de filmes contribui para o aprendizado e desenvolvimento da capacidade de compreensão auditiva, bem como de contexto, uso da língua e o aproxima da cultura de outro(s) povo(s).

Toda produção de arte, seja por músicas, filmes, séries ou jogos carrega autenticidade na linguagem. Com isso o estudante tem contato com o idioma como ele realmente é usado pelos falantes nativos da língua
Coordenadora do Univates Idiomas, Caroline Labres

Além da língua alemã, o Univates Idiomas também oferece cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Libras para alunos, diplomados e a comunidade em geral. As matrículas para o segundo semestre de 2018 começam no dia 29 de maio. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Educação Continuada, pelo telefone (51) 3714-7011 ou no e-mail idiomas@univates.br.