Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Centro de Educação Profissional comemora 20 anos com música e palestras

Postado em 13/04/2018 22h12min e atualizado em 16/04/2018 08h39min

Por Nicole Morás

Com mais de 3 mil diplomados e aproximadamente 1.700 alunos atualmente em sala de aula, o Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates iniciou a comemoração dos seus 20 anos nesta sexta-feira, dia 13. A abertura do evento ficou por conta da banda AeroWillys, que apresentou canções que marcaram as últimas duas décadas do cenário musical, de Pink Floyd a Barão Vermelho.

Em seguida, o escritor e especialista em comportamento humano, Gabriel Carneiro Costa, proferiu a palestra “O profissional que vai além: quem você quer ser?”. Costa falou sobre identidade e transformação pessoal.

Eu sempre pergunto ‘Quem você quer ser?’, porque essa é a grande questão. Você pode querer ter um determinado perfil como chefe, você pode querer ter determinado emprego, ou ter certos clientes. Mas essa é uma questão circunstancial que você pode apenas influenciar. A única coisa que você pode controlar é quem você é
Gabriel Carneiro Costa
Gabriel Carneiro Costa

Nicole Morás

 

Costa falou ainda que mais importante do que os acontecimentos é a maneira como lidamos com elas. “Quem você é diante do que te ocorre?”, indagou o palestrante, que falou ainda sobre a síndrome de Gabriela e a dificuldade que as pessoas apresentam em realizar mudanças. “Todo mundo está focado na mudança do outro, do outro colega, do outro setor, não na sua própria mudança. E o outro só muda se ele quiser”, analisou ele. Costa falou ainda sobre a valorização excessiva do esforço em detrimento dos resultados que este permite.

Vice-reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne

Nicole Morás

Durante a cerimônia, o vice-reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne falou sobre o surgimento dos cursos profissionalizantes no Brasil em 1909 como uma possibilidade que oferecesse na formação profissional uma alternativa para que os jovens de baixa renda não fossem para a marginalidade. ‘Houve um tempo em que ingressar em um curso técnico era mais concorrido do que em um curso superior. Das décadas de 1980 aos anos 2000, o Brasil esqueceu um bocado da formação técnica, o que foi um equívoco. Mas ainda bem que o tempo não para, porque o final dos anos 2000 traz à luz de novo a importância dessa formação”, afirmou Cyrne, destacando que, de modo geral, os estudantes de cursos técnicos têm uma ótima empregabilidade.

A professora Edí Fassini, que está à frente do CEP há cerca de 15 anos como coordenadora dos Centro, falou sobre os motivos a serem comemorados e destacou a relação com a região. “São 20 anos de relação com a comunidade, que apresenta demanda de cursos, de profissionais e da própria Instituição”, disse ela.

O evento comemorativo aos 20 anos do CEP seguiu no sábado, dia 14, às 8h15min, com o show da dupla Lucas e Rodrigo. Na sequência aconteceu a palestra “O mercado procura resultados: você está preparado?”.

Momento de aprendizagem

Estudantes Pâmela Beuren, Matheus Ortiz, Djovana Klein e Wellington Natan da Rosa

Nicole Morás

Pâmela Beuren, Matheus Ortiz, Djovana Klein e Wellington Natan da Rosa foram alguns dos estudantes que comemoraram os 20 anos do CEP. Alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho , eles acreditam que eventos como o da sexta-feira agregam conhecimento. “Podemos aprender por meio da experiência dos palestrantes “, afirmou Ortiz. “A expectativa é de vermos o que virá daqui pra frente no mercado”, acrescentou Pâmela.

Ainda sem atuarem na área em que estudam, eles têm muitas expectativas. “Esperamos ser bons profissionais para aplicar o que aprendemos com o objetivo de evitar acidentes. É assim, sermos reconhecidos por nosso trabalho”, concordaram eles.

20 anos de Cursos Técnicos