Cresce o número de voluntários em projetos voltados à comunidade

Postado em 17/04/2018 09h35min e atualizado em 17/04/2018 10h13min

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Os projetos de extensão acadêmica são ações desenvolvidas na comunidade que visam a impactar tanto a formação do estudante quanto a vida em comunidade por meio da troca de experiências. Na Univates, de 2015 a 2017, o número de alunos da graduação envolvidos em projetos de extensão aumentou mais de cinco vezes, passando de 87 para 457 voluntários. Nesse mesmo período, aproximadamente 58 mil pessoas da comunidade foram atendidas.

Ana Amélia Ritt

Entre os 17 projetos de extensão oferecidos aos acadêmicos está o “Ações interdisciplinares de cuidados em saúde no bairro Santo Antônio”. O projeto realiza visitas a moradores do bairro de Lajeado e, com o acompanhamento de professores, os estudantes oferecem orientações de saúde e oficinas.

Aline de Oliveira Bueno cursa Enfermagem e é uma das voluntárias do projeto. Para ela, estar diretamente em contato com a comunidade contribui para a sua formação.

Como futura profissional de enfermagem, é importante identificar as necessidades da comunidade e iniciar intervenções, desenvolvendo práticas educativas. Além disso, é interessante estabelecer vínculo com a comunidade por meio da escuta ativa. Essas ações permitem que possamos desenvolver um trabalho coletivo, com uma equipe multiprofissional, e garantir boas práticas de humanização
voluntária e estudantes de Enfermagem, Aline de Oliveira Bueno

Divulgação

Colaborar para a transformação da comunidade é um dos objetivos dos projetos de extensão, assim como a ampliação da visão de mundo dos alunos. “As ações de extensão ampliam o espaço da sala de aula e possibilitam a formação integral do estudante”, explica a coordenadora pedagógica da extensão acadêmica, Merlin Janina Diemer. A professora afirma ainda que a participação em projetos de extensão vem ao encontro da finalidade educacional de formar para além da área de atuação técnica.

Conforme Merlin, o aumento do número de participantes nos últimos três anos deve-se à aproximação dos projetos de extensão ao ensino da graduação e dos currículos. “Todos os projetos são abertos para que qualquer aluno da graduação participe das ações na condição de voluntário. Após a participação, o estudante recebe atestado que pode ser validado como atividade complementar”, explica.