Teutônia recebe polo EAD da Univates

Postado em 17/04/2018 21h50min e atualizado em 17/04/2018 21h54min

Por Artur Dullius

O décimo polo EAD da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi inaugurado na noite desta terça-feira, dia 17. Em cerimônia realizada na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Teutônia foram oficializadas as atividades de Ensino a Distância no município. A estrutura fica localizada na avenida 1 Oeste, 41, no bairro Centro Administrativo.

Coordenadora do polo, Tânia Schardong, disse ser uma honra para o município ter a infraestrutura da Univates mais próxima da comunidade. Segundo ela, as organizações precisam de pessoas qualificadas e criativas que possam contribuir para o desenvolvimento da comunidade e da região. “A educação é a responsável por tirar as pessoas fora da caixinha. Aqui o aluno poderá estudar da maneira dele, no tempo dele, mas com a qualidade da Univates”, disse Tânia.

Artur Dullius

Já para o secretário de Educação do município, Paulo Brust, o ensino a distância irá abrir portas para jovens que, por questões financeiras ou de tempo, até então, não tinham condições de acessar o ensino superior. “Não há evento mais importante hoje do que a inauguração desse polo. Digo que estamos mais próximos de um sonho. O meu sonho é que as pessoas de todas as classes sociais tenham acesso à educação de uma forma igualitária”, afirmou o secretário.

Por fim, Carlos Cyrne, vice-reitor e pró-reitor de ensino da Univates, lembrou do curso de Administração oferecido no municípios há aproximadamente duas décadas e definiu o momento como uma “reaproximação”. “Se olharmos para a Univates de 20 anos atrás e a Universidade de hoje, percebemos um processo de desenvolvimento demorado, gradativo e seguro. E é nesse sentido que estamos pensando na implementação do EAD. Aos poucos queremos oportunizar que mais pessoas tenham acesso à educação”, garantiu Cyrne.

Saiba mais

Além de Teutônia e do polo matriz, em Lajeado, a Univates está presente também nos municípios de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari  e Venâncio Aires. Atualmente, mais de 700 estudantes estão matriculados nos 11 polos oferecidos à comunidade.

Em 2018, o Univates EAD oferta, na área das licenciaturas (formação de professores), os cursos de Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia. Já os bacharelados disponíveis são Administração e Ciências Contábeis. As opções de Superior de Tecnologia são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais.

Mais informações sobre os cursos e as provas agendadas podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail ead@univates.br.