Estudantes de Medicina participam de evento na Índia

Postado em 25/04/2018 08h41min e atualizado em 25/04/2018 09h12min

Por Nicole Morás

Embora 50% da população mundial viva na zona rural, apenas 25% dos médicos atuam nessa região. É buscando debater justamente as especificidades desse contexto que as estudantes de Medicina da Univates Andressa Paz e Paola Veiga participam da 15ª Conferência Mundial de Saúde Rural, que será realizada de 26 a 29 de abril em Nova Délhi, na Índia.

Membros da rede Rural Seeds (ou em português Sementes Rurais), as estudantes compõem a delegação brasileira do evento. Elas exibem o documentário “Francesa Alta”, que apresenta a Linha Alta, localizada na cidade de Barão, no Rio Grande do Sul. Tendo essa zona rural como cenário, o documentário aborda as políticas públicas brasileiras para a garantia de acesso à saúde pela população e ilustra a atuação de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família no atendimento a pacientes da zona rural, que lidam, entre outras questões, com a intoxicação pelo uso de agrotóxicos. O documentário é inspirado no filme “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado. Confira aqui.

Na conferência, as estudantes, em parceria com outros participantes do evento e com a delegação brasileira, também ministram workshops, participam de painéis e apresentam pôsteres e trabalhos orais, conforme lista abaixo. A participação das estudantes no evento está sendo custeada por elas mesmas e por um financiamento coletivo: http://catarse.me/sauderuralindia.

Paola e Andressa são estudantes de Medicina da Univates

Artur Dullius

Paola e Andressa são estudantes de Medicina da Univates

Trabalhos com participação das estudantes da Univates

WORKSHOP: Social media in rural health
Coordenadora: Andressa Paz e Silva
Facilitadores: Karine Kersting Puls, Ewen Mcphee e Zakiur Rahman

WORKSHOP: Rural Primary Healthcare: how can we attract students today and keep physicians tomorrow?
Coordenadora: Karine Kersting Puls
Facilitadores: Amber Wheatley, Paola Veiga, Shailey Prasad, Zakiur Rahman, Nishwa Azeem, Tarun Sen Gupta, Nataša Mrduljaš-Đujić e Ana Júlia Araújo de Carvalho.

WORKSHOP: Mentor Mentee program: balance after a pilot
Moderadora: Mayara Floss
Participantes do painel: Amber Wheatley, John Wynn Jones, Tarun Sen Gupta, Andressa Paz e Silva e Veronika Rasic

WORKSHOP: Are you prepared to breaking bad news?
Autora principal: Karine Puls
Co-autores: Andressa Cavalcante Paz e Silva, Amber Wheatley e Tarun Sen Gupta

WORKSHOP:  Rural Videos, how to produce it and how to foment information?
Moderadora:: Paola Iana Fucks da Veiga
Facilitadoras: Andressa Paz e Silva, Mayara Floss, Magda Almeida e Karine Kersting Puls

PAINEL: Rural Seeds: what is it, what we do and what is our future?
Moderadora:: Mayara Floss
Participantes do painel: Amber Wheatley, Veronika Rasic, Andressa Cavalcante Paz e Silva e Paola Iana Fucks da Veiga

Pôster: The importance of the League of Family and Community Health for the diffusion of rural in graduation, report of experience
Autor principal: Paola Iana Fucks da Veiga
Co-autores: Carlos Adriano Caye, Andressa Cavalcante Paz e Silva, Mariana Weiand, Flavia Mafio Moro e Pedro Felipe Bohn Reckziegel

Comunicação oral:

Palliative and domiciliary rural care in brazilian south
Autora principal: Ana Júlia de Araújo
Co-autoras: Mayara Floss, Andressa Paz e Silva e Andréia Costa.

Curtas-metragens:

Francesa Alta

Do you know what's rural health?

Curta-metragem Francesa Alta:
Direção: Paola Veiga
Legendas em inglês: Andressa Paz
Edição e pós-produção: Maurício Hergemöller
Narração: Lucas George Wendt
Colaboração: Tatiana Horscheid

Saiba mais: Rural Seeds

A Rural Seeds é uma rede internacional que objetiva promover a saúde rural em três frentes principais: educação e treinamento, empoderamento e comunicação. Formada majoritariamente por estudantes e jovens médicos, a Rural Seeds defende a importância do treinamento dos futuros profissionais da saúde na prática rural por meio do mentoreamento e da difusão do conhecimento sobre a causa. Além disso, pretende melhorar a saúde das populações rurais buscando compreender quais são as maiores necessidades delas em diferentes países e regiões do mundo.