8º Sisa ocorre a partir do dia 14

Postado em 08/05/2018 08h33min e atualizado em 08/05/2018 08h43min

Por Nicole Morás

De 14 a 18 de maio, a Universidade do Vale do Taquari, por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), realiza o 8º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa). Nesta edição o evento tem como objetivo promover debates abrangendo as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) a partir da perspectiva interdisciplinar.

A abertura oficial do evento ocorre na manhã do dia 15, às 8h20min, no Teatro Univates, com o momento cultural do Grupo In Concert e a palestra Práticas Integrativas e Complementares no SUS, proferida por Silvia Czermainski, coordenadora da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

Tuane Eggers

O grande nome do evento é o teólogo Leonardo Boff que, depois de integrar a programação de inauguração do Teatro Univates em 2014, volta à Instituição para proferir a palestra “Espiritualidade, saúde e ambiente” no dia 15 de maio, às 20h. A atividade é aberta ao público em geral e tem custo de R$ 15,00 para pessoas sem vínculo com a Univates.

A programação do evento será composta ainda por outras 25 palestras, 19 oficinas, um cinedebate, atividades culturais, apresentação de trabalhos e um duathlon do Diretório Acadêmico de Educação Física/Bacharelado e do Bicivates - sistema de compartilhamento de bicicletas da Univates.

Para participar do show de encerramento com a banda Seu Cuca, é necessário se inscrever e participar da “Palestra Musicalização e musicoterapia”, que também integra o Sisa e ocorre no Teatro, iniciando às 19h30min. A apresentação da banda acontece na sequência e a entrada é gratuita.

Também serão realizadas três viagens de estudos: à fábrica da Olsen Equipamentos Odontológicos, em Palhoça/SC; ao Convento São Boaventura, em Imigrante, para estudos do Vale do Taquari; e à Casa do Museu de Arroio do Meio para oficina de cerâmica.

O evento é voltado a estudantes e diplomados da área da saúde e à comunidade externa. A programação completa e mais informações, assim com os links para inscrições, estão disponíveis em www.univates.br/sisa.

Palestras:

Confira algumas palestras que integram a programação do Sisa

14/05 - 9h - Palestra - Saúde da População Carcerária - Auditório Prédio 7

14/05 - 14h - Palestra - Como lidar com a ansiedade? - Auditório Prédio 7

14/05 - 19h30min - Palestra - Atividade física como tratamento das doenças cardiometabólica - Auditório Prédio 16

16/05 - 19h30min - Palestra: Espiritualidade - Saúde baseada em Evidência - Teatro Univates

17/05 - 19h30min - Palestra - Experiência das práticas integrativas e complementares em hospitais: cuidando o cuidador/ Roda de conversa - PIC em uma perspectiva interdisciplinar - Teatro Univates

18/05 - 8h30min - Palestra - Controle de doping nos esportes - Auditório Prédio 11

18/05 - 9h - Palestra - O Cuidado ao Idoso - Auditório Prédio 7

18/05 - 14h - Palestra - Multidisciplinariedade no diagnóstico e tratamento do transtorno do espectro autista - Auditório Prédio 7

Saiba mais: Seu Cuca

Divulgação

A história da banda começa em 2000, quando James Lima (vocalista, guitarrista e compositor), Pedro Sol (baixista) e Daniel BZ (baterista), inspirados no surf, rock e reggae, deram início à era “Seu Cuca”. Aos poucos foram ganhando espaço na cena carioca com o primeiro CD independente “Onde você estiver”, single cujo clipe ficou por 60 semanas entre as mais pedidas do canal Multishow e rendeu para a banda uma indicação na categoria Grupo Revelação do Prêmio Multishow. Logo após, a banda integrou por quatro vezes a trilha sonora da novela Malhação.Com mais de 13 anos de estrada, e mais de 140 mil fãs em sua página oficial no Facebook, a banda é considerada por muitos uma das mais importantes do cenário surf/rock e reggae nacional e uma das maiores e mais ativas bandas independentes.