Comissão Própria de Avaliação amplia grupo de trabalho

Postado em 09/05/2018 11h15min e atualizado em 09/05/2018 11h20min

Por Ana Amélia Ritt

Com sua transformação em Universidade, a Univates ampliou o número de integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Conforme o coordenador da CPA, professor Dênis Barnes, a ampliação se deu justamente para qualificar o trabalho da Comissão, já que os novos membros trabalham diariamente com informações importantes relacionadas aos apontamentos realizados na Avaliação Institucional.

Ana Amélia Ritt

O objetivo da nova composição é acompanhar constantemente os resultados das avaliações para  que a instituição possa sempre buscar as melhorias que se fazem necessárias e manter sua excelência.

Nessa alteração, além das representações já existentes, foram incluídos representantes dos diversos segmentos institucionais estratégicos, como das áreas de ensino, pesquisa e extensão
coordenador da CPA, professor Dênis Barnes

A Comissão continua contando com o apoio técnico e operacional do setor de Planejamento e Avaliação Institucional, responsável por executar as atividades necessárias para a implementação de ações avaliativas, organizar e processar os dados, elaborar relatórios e disponibilizar e divulgar os resultados. Além disso, cabe ao setor auxiliar no acompanhamento dos planos de ação gerados a partir dos processos avaliativos, analisar as informações coletadas e integrá-las ao planejamento estratégico institucional.

Compete à CPA

- Coordenar o processo de autoavaliação;
- Construir e avaliar a proposta de autoavaliação;
- Acompanhar a realização das avaliações externas da Universidade e dos cursos, bem como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade);
- Promover a sensibilização da comunidade acadêmica para a relevância da Avaliação Institucional como um contributo para o constante aperfeiçoamento das condições de ensino.

Atual composição da CPA

Associação de Docentes da Fuvates (Adof): Tânia Micheline Miorando
Associação de Funcionários da Fuvates (Affes): Vidal da Trindade Valério
Diretório Central dos Estudantes (DCE): Lucas Eduardo Ahne
Centro de Educação Profissional (CEP)/Univates: Edí Fassini
Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC): Alex Schmitt
Ensino: Carlos Cândido da Silva Cyrne
Extensão: ​Merlin Janina Diemer
Pesquisa: Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Planejamento: Jaqueline Lavall
Avaliação Institucional: Dênis Barnes (coordenador da CPA)
Procuradora Institucional (PI): Franciele Maria Kramer
Núcleo de Acessibilidade: Leila Viviane Scherer Hammes
Ouvidoria: Carlos Menta Giasson

Tira-dúvidas

Semestralmente, a Univates publica uma nova edição do Jornal da Avaliação. O material reúne respostas às principais dúvidas dos estudantes expostas no formulário de Avaliação Discente e Docente.