8º Sisa segue até sexta-feira

Postado em 14/05/2018 14h22min e atualizado em 14/05/2018 14h26min

Por Nicole Morás

Nicole Morás

Até a próxima sexta-feira, dia 18, a Universidade do Vale do Taquari, por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), realiza o 8º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa). Nesta edição o evento tem como objetivo promover debates abrangendo as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) com base na perspectiva interdisciplinar.

A programação teve início na manhã desta segunda-feira, 14, com a realização de cinco palestras e quatro oficinas, além da mesa-redonda “Ansiedade, o mal do século XXI: olhares a partir da psicanálise e da terapia cognitivo-comportamental” com as psicólogas Ana Paula Holz e Fernanda Conzatti, diplomada pela Univates.

Nicole Morás

Ana Paula falou sobre a ansiedade na visão da psicanálise, em que os mecanismos de defesa são insuficientes e a ansiedade de alerta se transforma em patologia. “Em vez de chamar de ‘Ansiedade, o mal do século XXI’, eu poderia falar em ‘Desamparo, o mal do século XXI’. Nessa perspectiva e em relação à psicanálise, a ansiedade seria apenas a ponta do iceberg”, analisou ela. Ana acrescentou que, conforme a linha de Freud, o nascimento é uma experiência traumática que pode estar relacionada a emoções como a ansiedade. “Na psicoterapia, muitas vezes recebemos pacientes que têm um ótimo desenvolvimento intelectual, mas um desenvolvimento psíquico paralisado, em um estágio quase comparável ao de um bebê”, explicou ela, abordando ainda a relação entre terapeuta e paciente e transtornos de ansiedade, como a síndrome do pânico.

Já Fernanda relatou sobre a ansiedade na ótica da Teoria Cognitivo Comportamental (TCC), uma linha que procura perceber como o paciente pensa e age diante de determinadas situações e quais significados ele atribui às situações. Conforme Fernanda, a terapia é mais objetiva e, depois da avaliação, apresenta um mapa mental do paciente, de forma que possam ser trabalhados os pensamentos.

“A ansiedade por si só não é negativa. Ela pode ser considerada normal quando pode ser controlada, mas quando atinge níveis extremos com prejuízo funcional passa a ser patológica e a resposta a um estímulo é desproporcional
Fernanda Conzatti

Nicole Morás

Fernanda ainda afirmou que a ansiedade é uma herança biológica. “Acontece que os medos primitivos pela sobrevivência, por exemplo, não fazem mais sentido e o cérebro continua a enviar resposta para situações ansiogênicas de hoje em dia”, disse ainda.

A abertura oficial do evento ocorre na manhã do dia 15, às 8h20min, no Teatro Univates, com o momento cultural do Grupo In Concert e a palestra “Práticas Integrativas e Complementares no SUS”, proferida por Silvia Czermainski, coordenadora da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

O grande nome do evento é o teólogo Leonardo Boff que, depois de integrar a programação de inauguração do Teatro Univates em 2014, volta à Instituição para proferir a palestra “Espiritualidade, saúde e ambiente” no dia 15 de maio, às 20h. A atividade é aberta ao público em geral e tem custo de R$ 15,00 para pessoas sem vínculo com a Univates.

Na sexta-feira, dia 18, ocorre o encerramento. Para participar do show com a banda Seu Cuca, é necessário se inscrever e participar da palestra “Musicalização e musicoterapia”, que também integra o Sisa e ocorre no Teatro, iniciando às 19h30min. A apresentação da banda acontece na sequência e a entrada é gratuita.

O evento é voltado a estudantes e diplomados da área da saúde e à comunidade externa. A programação completa e mais informações, assim como os links para inscrições, estão disponíveis em www.univates.br/sisa.