“A região é bem desenvolvida e pode ser comparada ao Canadá”

Postado em 14/05/2018 14h53min e atualizado em 21/05/2018 17h12min

Por Artur Dullius

Artur Dullius

Após um período de intercâmbio de seis meses na Islândia, a estudante canadense Allison Crawford decidiu conhecer o Brasil. Ela e mais seis acadêmicos da Concordia University of Edmonton chegaram à Univates na manhã desta segunda-feira, dia 14. Desde o início do mês em solo brasileiro, o grupo de estudantes busca conhecimento prático em cursos ligados à área da saúde.

Artur Dullius

Após uma semana de atividades na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), os estudantes irão permanecer por uma semana na região e após visitam a Universidade La Salle, de Canoas, onde ficam até o final do mês. “Na Islândia eu tive uma experiência muito boa, mas que ficou bastante restrita ao ambiente acadêmico. Eu quero conhecer novas pessoas, novas culturas. Por isso tive o interesse de vir para cá”, explica Allison.

A estudante comenta que é comum encontrar estudantes brasileiros na Universidade canadense e que a proximidade com eles despertou seu interesse pela cultura local. Após uma semana em solo brasileiro, Allison já se arrisca a falar sobre as primeiras impressões do país.

Lá o Brasil é visto como um país de terceiro mundo. É claro que, como acontece em qualquer lugar do mundo, dentro de um país existem diferenças entre uma região e outra. Mas estou surpresa com o que tenho visto aqui. A cultura e os costumes são bem parecidos. As marcas consumidas são similares. A região é bem desenvolvida e pode ser comparada ao Canadá
Allison Crawford, estudante da Concordia University of Edmonton

Artur Dullius

Durante a semana o grupo de estudantes realiza tour pelo campus e pela cidade de Lajeado, participa de aulas de português, irá acompanhar os projetos de extensão da Universidade, atividades culturais e também um workshop de churrasco.

Aqui nossos alunos da área da saúde aprendem diretamente com as pessoas e lá eles estão acostumados a trabalhar com bonecos. Então será uma experiência nova e bastante proveitosa para eles
Magali Grave, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Univates

Para Allison, as atividades devem abrir novas possibilidades de atuação. “Temos um sistema de ensino diferente. Então vou ter a oportunidade de ver coisas que eu não viria lá. Além disso, as atividades também estão relacionadas a alguns projetos de pesquisa que realizo na Universidade”, conclui.

Estudantes conheceram projeto realizado no bairro Santo Antônio

Divulgação

Na tarde do dia 15, os estudantes canadenses conheceram o projeto de Ações Interdisciplinares de Cuidado em Saúde (PI) durante uma visita ao bairro Santo Antônio. Lá visitaram alguns locais de atuação, dentre eles o Projeto Vida e a Estratégia de Saúde da Família (ESF). No Projeto vida os intercambistas foram recebidos de forma calorosa pelas crianças, adolescentes e profissionais envolvidos. Na oportunidade, espontaneamente, propuseram uma dinâmica de socialização com as crianças e adolescentes. Já durante a visita na ESF foi possível conhecer como funciona a saúde pública e as ações realizadas em parceria com o PI. Ao final, os intercambistas relataram que a vivência despertou sentimentos de felicidade, gratidão e motivação para ações sociais. O momento também oportunizou trocas culturais entre os estudantes intercambistas e os da Univates e com a comunidade local.