Boff aborda importância das relações e conexões entre as pessoas

Postado em 15/05/2018 21h57min e atualizado em 15/05/2018 22h05min

Por Artur Dullius

Artur Dullius

Teólogo, escritor e professor universitário brasileiro, Leonardo Boff foi o grande nome da segunda noite de atividades do 8º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa). O evento, que é realizado por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Univates, tem como objetivo promover debates abrangendo as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) com base na perspectiva interdisciplinar.

E foi justamente nessa perspectiva que Boff proferiu a palestra Espiritualidade, Saúde e Ambiente, na noite desta terça-feira, dia 15, no Teatro Univates. Logo em sua fala de abertura, o palestrante destacou a importância do termo interdisciplinaridade, afirmando que o universo não é feito da soma das coisas, mas sim dos conjuntos das relações, pois tudo está  interligado.

O palestrante ainda foi além e defendeu que o espírito de coletividade está presente intrinsecamente na essência dos seres humanos. Pois, segundo Boff, as pessoas estão sempre conectadas pelo pensamento e dependem das relações. “Vivemos a nossa vida sobre a custódia de uma espécie de cuidador. Em horas mais presente, em outras nem tanto. Mas, em algum momento, teremos recaídas, momentos de fraqueza e precisaremos de uma espécie de apoio. Isso faz parte das relações”, afirmou.

Por fim, Boff disse ainda que os seres humanos vivem em três dimensões distintas. A primeira delas, relacionada a exterioridade do corpo e a representatividade física. Já a segunda diz respeito à interioridade e ao pensamento. E por fim, a terceira, que ele julga ainda mais profunda, demonstra a capacidade de refletir sobre as coisas. “Tudo tem um sentido em nossa vida. E o importante não são os fatos, mas o significado que eles passam para nós. As coisas nunca são apenas coisas, elas são símbolos de alguma outra coisa”, afirmou.

Artur Dullius

Sequência da programação

A programação segue até sexta-feira, dia 18, com diversas atividades. Nesta quarta-feira, o destaque fica para a palestra Espiritualidade: Saúde baseada em Evidência, que ocorre a partir das 20h, no Teatro Univates. O espaço também sedia o evento de encerramento, na noite da sexta-feira com o show da banda Seu Cuca e a palestra “Musicalização e musicoterapia”. A lista completa de atividades, assim como os links para inscrições, estão disponíveis em www.univates.br/sisa.