Maio Amarelo conscientiza para o trânsito seguro

Postado em 16/05/2018 10h55min e atualizado em 17/05/2018 10h44min

Por Nicole Morás

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. É com esse objetivo que a campanha mundial Maio Amarelo é realizada desde 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu um período de esforços para a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Turma do curso de Instrutor de Trânsito que realiza as blitz educativas

Divulgação

Em Lajeado serão realizadas algumas ações de conscientização para o trânsito seguro por meio do grupo Para Fazer a Diferença. Participam desse grupo 18 alunos e dois professores do curso de extensão de Instrutor de Trânsito , oferecido pela Univates. Uma das iniciativas é uma blitz educativa, que será realizada em frente ao Prédio 1 da Instituição no dia 25 de maio, das 18h às 19h30min. De acordo com o estudante Luís Angélico Trindade, haverá outra blitz educativa no dia 26 de maio no bairro São Cristóvão, próximo ao Posto Fascina. “Nossa intenção é fazer ações todos os anos com a turma do curso de Instrutor de Trânsito, com a colaboração de alunos das próximas turmas e dos egressos que já atuam em Centros de Formação de Condutores”, explicou Trindade.

Com a preferência, o pedestre

A conscientização para o trânsito também passa pelo respeito ao pedestre, uma das frentes de atuação da Univates, já que todos os dias mais de 8.500 pessoas circulam pela Universidade. O número de carros e motos, somados, que acessam o campus é de 2.900, ou seja, 2,9 vezes menor. Sem contar que todo motorista também é pedestre em algum momento, mas nem todo pedestre é motorista. Por isso, e atendendo a demandas da comunidade acadêmica, a Univates tem investido cada vez mais em facilitar o deslocamento a pé pelo campus e sua proximidade. Exemplo disso é a instalação das faixas elevada.

Elas começaram a ser instaladas em 2015, depois que lombadas eletrônicas foram removidas da rua Avelino Talini e a velocidade dos carros aumentou consideravelmente. Com isso, além de reduzir a velocidade dos veículos para entrada e saída do campus e aumentar a segurança dos pedestres, as faixas elevadas também contemplam uma rota de acessibilidade para os cadeirantes, unindo as calçadas dos dois lados da pista. A elevação facilita que os cadeirantes ingressem na calçada e tenham espaço para manobra, garantindo a segurança no percurso.

Faixas elevadas facilitam o deslocamento a pé

Tuane Eggers

De acordo com o gerente do setor de Engenharia e Manutenção da Univates, Robledo Müller, após a instalação das faixas elevadas, a iniciativa foi bastante elogiada na reunião da Reitoria com os representantes de turma para as devolutivas da Avaliação Institucional. “Os estudantes apontaram dificuldade em atravessar a rua Alberto Müller nas proximidades do Prédio 16, motivo pelo qual foram instaladas travessias elevadas também naquele local”, explica.

A iniciativa deu tão certo que os estudantes solicitaram, por meio da Avaliação Institucional e de outros canais de comunicação, a instalação das faixas elevadas em frente ao Prédio 1, o que ocorreu recentemente. “Como a norma não permite a instalação em curvas, precisamos de um planejamento maior para as que foram instaladas em frente ao Prédio 1, todas executadas pela própria Univates, diferentemente das que foram colocadas na avenida Alberto Pasqualini, executadas pela Prefeitura de Lajeado”, informa o gerente.

Robledo explica que as faixas elevadas mostram ao motorista que ele está invadindo um espaço do pedestre. “Estudos feitos em outras cidades que adotam as faixas elevadas mostraram que as faixas de segurança pintadas na pista sugerem que o local é prioritariamente do motorista, quando, na verdade, o pedestre é quem tem a preferência”, analisa Müller. Essa preferência é prevista, inclusive, no Código Brasileiro de Trânsito.

A preferência do pedestre pode ser verificada também nas vias internas do campus, onde há redutores de velocidade e sinalização. “A tendência é que haja cada vez mais espaços de convivência e para pedestres. A ideia é que os estacionamentos sejam direcionados para as extremidades”, antecipa Müller.

Como ocorre a instalação de faixas elevadas?

A instalação das lombadas acontece após pesquisas e planejamento com base em resoluções nacionais e no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito, além de nas normas ABNT NBR 9050 e ABNT NBR 16537, que regulamentam a construção desse tipo de recurso e a questão da acessibilidade. O projeto também é analisado e aprovado pela Prefeitura de Lajeado para que possa ser executado. Müller salienta que nada é realizado sem a aprovação do Executivo e que ambas as instituições trabalham em parceria.

Centro Cultural amarelo

Lucas Wendt

Em alusão a data, o Centro Cultural da Univates também estará iluminado na cor amarela, durante o mês de maio.