Governo japonês oferece bolsas de estudos

Postado em 18/05/2018 13h53min e atualizado em 18/05/2018 13h56min

Por Artur Dullius

O Governo do Japão, por meio do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece bolsas de estudos para realização de pesquisas em universidades japonesas. A bolsa oferece aos interessados a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado, mediante aprovação no exame de admissão da universidade japonesa.

Podem se inscrever estudantes de todas as áreas de estudos, que tenham o nível superior completo até junho de 2019, idade até 34 anos em 1º de abril de 2019 e bom domínio da língua inglesa ou japonesa. O edital contempla ainda um curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa para os bolsistas que não têm domínio do idioma.

Frédéric Soltan/Corbis/Getty Images

A bolsa tem duração de dois anos para os estudantes que optarem pelo embarque  em abril de 2019 e 1 anos e 6 meses para os que optarem por iniciar em setembro de 2019. O benefício inclui o valor de 143.000 ienes mensais, passagem de ida e volta e a isenção de taxas escolares.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 29 de maio. A primeira fase de seleção consiste na análise do currículo e do projeto de pesquisa, aplicação de provas escritas de inglês e japonês e entrevista. Todas as informações necessárias podem ser conferidas no edital do programa e no site do consulado.