Música para encerrar o 8º Sisa

Postado em 18/05/2018 21h53min e atualizado em 18/05/2018 22h04min

Por Nicole Morás

Nicole Morás

Depois de cerca de 25 palestras, 19 oficinas, muitas atividades culturais e apresentação de trabalhos científicos, chegou ao fim na noite desta sexta-feira, 18, o  8º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa). Realizado no Teatro Univates, o evento de encerramento foi composto pela palestra "Musicalização e musicoterapia", ministrada por Josélia Ferla, e show da banda Seu Cuca.

Em relação ao processo de construção de conhecimento musical e sobre a utilização da música como terapia, Josélia falou sobre estudos que abordam casos de resposta de pacientes vegetativos em contato com acordes que lhes traziam memórias. A palestrante relacionou ainda a atividade de ouvir música como estratégia para estimular a concentração, entre outros benefícios que as composições e notas musicais podem oferecer nas mais diversas situações do dia a dia e conciliadas a tratamentos de saúde.

Nicole Morás

Como última atividade da noite, a banda carioca Seu Cuca levou um ritmo leve ao palco do Teatro Univates. Considerada por muitos como uma das mais importantes do cenário surf/rock e reggae nacional e uma das maiores e mais ativas bandas independentes, a Seu Cuca apresentou canções famosas como “Não Há” e “Boa sorte”.

Nesta edição do evento foram abordadas as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) a partir da perspectiva interdisciplinar, ou seja, práticas naturais, não invasivas e que levam em conta o conhecimento popular, as quais podem ser utilizadas na atenção básica de saúde na prevenção de agravos e na promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, como acupuntura, fitoterapia e outras abordagens.

De acordo com a professora Alessandra Kerkhoff, membro da organização do 8º SISA, o evento se consolida como um dos principais da região e do estado na área científica, oportunizando a apresentação de pôsteres e artigos. “Neste ano foram apresentados mais de 160 resumos em formato de pôsteres, seis artigos e oito menções honrosas apresentadas de forma oral. Ocorreram ainda oito oficinas sobre as práticas de yoga, homeopatia, lian gong, aromaterapia, entre outras, oferecendo oportunidades práticas sobre o tema. Finalizo o evento com sentimento de um objetivo coletivo cumprido, sabendo que a proposta lançada foi abraçada pela maioria dos professores, funcionários estudantes e comunidade”, afirmou Alessandra.

Conforme a comissão organizadora, o simpósio atingiu plenamente o objetivo proposto de oportunizar e difundir o conhecimento acerca dos temas propostos. Além de estudantes e professores dos cursos da área da Saúde da Univates, também participaram profissionais e professores de diversas instituições.

Saiba mais sobre o 8º SISA

• Início das atividades teve palestra sobre ansiedade. Saiba mais aqui.

• O grande nome do evento foi o teólogo Leonardo Boff. Saiba mais aqui.

• Confira todas as fotos do evento na página da Univates no Facebook.