Feira agroecológica passa a ser semanal

Postado em 22/05/2018 10h45min e atualizado em 22/05/2018 10h59min

Por Ana Amélia Ritt

A partir desta semana a Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas passa a ser semanal. A atividade, promovida pela Univates, ocorre todas as quintas-feiras, entre os Prédios 3 e 7, das 16h30min às 19h30min. No local podem ser adquiridos produtos orgânicos, de origem conhecida e com qualidade comprovada por Organismos de Avaliação de Conformidade (OAC).

Ana Amélia Ritt

As feiras agroecológicas vão além de um simples espaço de comercialização. Esse tipo de feira é a materialização de um espaço na busca de modos de vida mais sustentáveis. Assim, ter acesso a uma feira agroecológica é a oportunidade de consumir alimentos saudáveis, cultivados sem agrotóxicos
professor Marlon Dalmoro, um dos organizadores e idealizadores da atividade

Antes quinzenal, a feira teve a frequência alterada. Conforme Dalmoro, o modelo de feira semanal se aplica melhor a essas situações, pois cria uma rotina para os frequentadores. “Já tínhamos a intenção de tornar a feira semanal desde a criação, no ano passado. A feira semanal também facilita o abastecimento dos consumidores com produtos mais frescos, visto que os produtos comercializados na feira não têm um ciclo de vida muito longo”, completa.

Ana Amélia Ritt

A atividade conta com a participação do Grupo dos Agricultores Ecologistas de Forqueta, da Organização de Controle Social (OCS) Defensores da Natureza, da OCS Orgânicos do Vale e da OCS Orgânicos de Alto Arroio Alegre. “A feira também é uma forma de incentivo para os produtores agroecologistas locais, produtores que assumem um compromisso com o meio ambiente ao escolherem produzir de forma orgânica. Apoiar a feira é uma forma de apoiar essa escolha dos produtores”, afirma Dalmoro, lembrando que a atividade também é um grande espaço de convivência e socialização, capaz de conectar pessoas em torno dos princípios da agroecologia e da sustentabilidade.

O evento é realizado pela Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins) da Univates e possui o apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT). Mais informações pelo e-mail quintatemfeira@univates.br.