Oficinas foram realizadas no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, nesta terça-feira, 22

Nicole Morás

Estudantes realizam oficinas de educação empreendedora e financeira

Postado em 22/05/2018 13h25min e atualizado em 28/05/2018 15h07min

Por Nicole Morás

Enquanto estudantes da Univates desenvolvem conhecimentos pertinentes à sua formação profissional e pessoal, alunos de ensino médio de escolas do Vale do Taquari são estimulados a desenvolver um espírito empreendedor e a capacidade de gestão financeira pessoal. É assim que acontece o projeto de extensão Educação Empreendedora e Financeira, que realizou sua primeira oficina deste ano no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, nesta terça-feira, 22.

Larissa, Luíza e Janine ministraram a oficina

Nicole Morás

Em sala de aula, Larissa Diersmann, Luiza Possamai e Janine Diehl, respectivamente dos cursos de Administração, Gastronomia e Educação Física, coordenaram as atividades, questionando os alunos de Ensino Médio o que eles já sabiam sobre empreendedorismo para, então, apresentar conceitos e questões relacionadas ao tema.

Conforme Larissa, na segunda etapa da oficina, que será realizada na próxima terça-feira, dia 29, os participantes irão pensar em produtos e serviços que eles poderiam desenvolver, assim como nome e marca fictícios. Já Janine acrescenta que o empreendedorismo permeia todas as áreas e pode ser aproveitado tanto em termos profissionais quanto no desenvolvimento de habilidades pessoais.

Daniela Berwanger e Iasmin Schneider participaram da oficina

Nicole Morás

Entre os participantes, as estudantes Daniela Berwanger e Iasmin Schneider nunca haviam pensado em criar seu próprio negócio, mas já haviam ouvido falar sobre empreendedorismo. “Acredito que, para empreender, é preciso estudo, capacidade de fazer o negócio acontecer e responsabilidade”, disse Iasmin. Já Daniela projetou que gostaria de ter uma fábrica de produtos sem lactose. “Sou intolerante à lactose e ainda não existem muitos produtos assim, então talvez seja uma oportunidade de negócio que disponibilizasse mais opções de produtos”, avaliou ela.

O projeto é vinculado a disciplinas de graduação ofertadas pelo Centro de Gestão Organizacional. Em um semestre do ano o projeto estará vinculado à disciplina Finanças Pessoais, da qual participam alunos do CGO, e no outro semestre, à disciplina Empreendedorismo, da qual todos os estudantes da Univates podem participar.

As oficinas são acompanhadas por professores da Univates. Neste semestre são 51 alunos da Univates envolvidos em 15 oficinas, que serão oferecidas para 11 escolas, sendo impactados em torno de 600 estudantes da rede básica de educação. Em 2017 o projeto contou com a participação de 62 alunos de graduação voluntários, que atenderam a 1.226 alunos do ensino médio de 23 escolas localizadas em 16 municípios do Vale do Taquari.

Oficinas de empreendedorismo

Na oficina sobre empreendedorismo são abordadas as características do perfil de um empreendedor, a saber: correr riscos  calculados, planejamento e monitoramento sistemático, definição de metas, busca de oportunidades e iniciativa, persuasão e rede de contatos, persistência, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, e independência e autoconfiança.

Oficinas de finanças pessoais

Na oficina sobre finanças pessoais são abordados assuntos como receitas, despesas, investimentos, planejamento financeiro pessoal, controle de despesas pessoais, orçamento e fluxo de caixa pessoal, juros, armadilhas que corroem o orçamento familiar, e dicas para enxugar/cortar gastos. Os materiais usados no curso, tais como exercícios e formulários de controle financeiro e resumos dos assuntos tratados, são entregues aos alunos pelos oficineiros quando da realização das atividades.