Gestão universitária: saiba como você pode participar

Postado em 24/05/2018 13h34min e atualizado em 24/05/2018 13h40min

Por Elise Bozzetto

Você sabia que os alunos da Univates participam ativamente da gestão de nossa Universidade? Os principais conselhos têm representação discente. Por isso, é importante você conhecer quem são seus representantes pois eles são a voz dos alunos nas principais decisões e encaminhamentos da Univates. Confira:

Elise Bozzetto

Conselho Universitário - Consun

O que é: órgão colegiado, normativo, consultivo e deliberativo superior da administração universitária e última instância de recurso na Univates, a ele cabendo deliberar sobre a política institucional, os planos de ação, os instrumentos legais internos e a avaliação das ações executadas.

Quem participa: há a representação de dois discentes, um representando a graduação (indicado pelo Diretório Central dos Estudantes - DCE) e o outro a pós-graduação stricto sensu (escolhido entre os alunos). Estão no cargo, respectivamente, os estudantes Lucas Eduardo Ahne (suplente Tauana de Freitas) e Eduardo Martins de Souza.

O Consun é integrado pela Reitoria, pró-reitores, diretores dos Centros, representantes dos coordenadores de cada Centro e professores (eleitos por seus pares), dos funcionários técnico-administrativos, do Conselho de Desenvolvimento Regional do Vale do Taquari - Codevat, da entidade mantenedora, entre outros, totalizando 26 conselheiros.

Elise Bozzetto

Conselhos de Centro - Concens

Cada Centro (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais e Centro de Gestão Organizacional) tem seu conselho e dele fazem parte: o(a) diretor(a) e vice-diretor(a) do Centro, três professores eleitos por seus pares, os coordenadores dos cursos do Centro e ainda um representante dos alunos, que é indicado pelo DCE.

O que faz: é um órgão deliberativo no âmbito do Centro que se reúne ordinariamente uma vez por mês.

Atualmente, dois estudantes ocupam os cargos:

CCHS: Bruno Cavalheiro

CETEC:  Karolina Schubbert

Saiba mais informações do seu Centro com o Diretório Central dos Estudantes - dce@univates.br.

Conselhos de Curso - Concurs

Cada curso possui também um conselho que delibera sobre as atividades do curso. Participam o coordenador, os professores que atuam nas disciplinas do curso e dois representantes discentes, um indicado pelo Diretório Acadêmico e um representante geral do curso.

O que faz: órgão deliberativo no âmbito do curso com reuniões bimestrais (meses ímpares) com todos os professores. Entre em contato com seu coordenador para saber mais informações.

Assembleia Geral da Fuvates

A Assembleia Geral da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social é o órgão máximo de deliberação da Fuvates, responsável por resguardar o patrimônio e analisar anualmente o balanço institucional. É composta por representantes de entidades do Poder Público (12), da comunidade acadêmica da mantida (81), das instituições e organizações de caráter regional e ex-presidentes da entidade (30). Os estudantes têm 19 cadeiras na Assembleia Geral da Fuvates. A indicação desse grupo é feita pelo DCE e ocorre a cada reunião da Assembleia, não sendo cargos fixos.

Comissão Própria de Avaliação

De forma autônoma, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por coordenar e articular os processos de avaliação institucional da Univates. Reúne-se mensalmente e é composta por 12 membros, sendo um estudante indicado pelo DCE. Atualmente, quem ocupa o cargo é Lucas Eduardo Ahne (Suplente: Sofia Daniela Giacobbo Schonffeldt).

Divulgação

Além disso, a Univates promove encontros com os representantes de turmas e com representantes discentes (por meio de encontros com DCE e Diretórios Acadêmicos - DAs). Conheça um pouco mais:

Reunião com representantes de turma:

A cada semestre a Reitoria da Univates promove encontro com todos os representantes (que são eleitos por seus pares e representam os alunos da disciplina) para conversar, receber sugestões e repassar informações importantes. Os encontros acontecem geralmente nos meses de maio e outubro.

As reuniões de líderes são organizadas pelo setor de Planejamento e Avaliação Institucional. Nos anos de 2016 e 2017 participaram desses encontros mais de 1100 alunos (305 em 2016A, 234 em 2016B, 297 em 2017A e 305 em 2017B), que representaram suas turmas e as demandas e sugestões enviadas por parte dos estudantes. Já em 2018, foram 348 estudantes que participaram das reuniões do semestre A.

Nicole Morás

Reunião com DCE e DAs

Também semestralmente a Reitoria promove um encontro com os membros dos Diretórios Acadêmicos de todos os cursos. Já as reuniões com o Diretório Central dos Estudantes são bimestrais. Nos semestres A e B de 2016 e A de 2017 foram promovidas sete reuniões, com o total de 115 pessoas.

Para Bruno Oliveira, acadêmico do curso de Medicina e secretário do Diretório Acadêmico Gunter Gauby Fleischhut, o espaço dá voz aos estudantes. “O exercício das atribuições do Diretório Acadêmico de Medicina permite que os quase 200 acadêmicos do curso tenham voz no processo de construção do curso e da universidade que querem. Isso ocorre a partir da participação de membros do DA em reuniões mensais de Conselho de Curso (com o coordenador do curso, a coordenadora pedagógica e os professores), além de reuniões semestrais da Reitoria com os Diretórios Acadêmicos de todos os cursos e das reuniões com o DCE. Um de nossos papéis como membros do DA é levar a essas instâncias as reivindicações dos alunos e, ao mesmo tempo, informar-lhes sobre os encaminhamentos propostos”, comenta.