Projeto desenvolvido no Presídio Feminino de Lajeado é apresentado na Espanha

Postado em 25/05/2018 09h47min e atualizado em 25/05/2018 09h49min

Por Nicole Morás

O Presídio Feminino de Lajeado é um dos lugares de atuação do eixo Linguagem e Corporeidade do projeto de extensão Veredas da Linguagem, realizado pela Univates. Lá, voluntários, bolsistas e professores da Instituição realizam oficinas de dança, música, leitura e produção textual, entre outras atividades. Além de contribuir para uma relação melhor entre as apenadas, a atividade também é significativa na Universidade e se transforma em conhecimento, que foi apresentado no VI Congresso Internacional Dança, Investigação e Educação, realizado na última semana em Málaga, na Espanha.

Divulgação

No evento, a coordenadora do eixo Linguagem e Corporeidade, doutora Silvane Isse, e a diplomada em Educação Física e voluntária Bibiana Scheer apresentaram o artigo “Dança, corpo e linguagem: experimentações no Presídio Feminino”, que descreveu os resultados das atividades desenvolvidas na casa prisional.

De acordo com Silvane, são muitos os resultados obtidos com as ações corporais e artísticas. “Podemos citar a ampliação das experiências de movimento, a potencialização das atividades corporais, a contribuição para o empoderamento feminino, a ocupação do tempo e a ampliação das relações intra e interpessoais. Por meio das ações do projeto, as apenadas são capazes de melhorar a convivência entre elas”, avalia a professora.

Atualmente, oito voluntários, duas professoras e dois bolsistas participam das atividades. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail veredaslinguagem@univates.br.

Resumo premiado no 8º Sisa

Os impactos das atividades realizadas pelo eixo Linguagem e Corporeidade do projeto Veredas da Linguagem também foram apresentados no 8º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa), realizado de 14 a 18 de maio na Univates. O resumo foi escolhido como um dos oito melhores na categoria Resumos das sessões científicas.