Pedagogia em espaços de saúde

Postado em 28/05/2018 09h17min e atualizado em 28/05/2018 09h24min

Por Nicole Morás

Nicole Morás

Assim como é possível realizar ações educativas em museus, os espaços de saúde também são uma possibilidade de atuação para pedagogos. É por isso que estudantes do curso de Pedagogia da Univates podem realizar estágio em locais como a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures). Neste semestre, Bruna Dörr e Daiane de Souza integram o grupo de estagiários dos cursos da área da saúde que realizam atendimento a usuários do sistema público de saúde. Elas, as professoras orientadoras de estágio na Cures - Fabiane Olegário e Daiane da Rosa -, a supervisora local da Cures - Raquel Frolich - e a coordenação dos estágios da Pedagogia - Cláudia Inês Horn - se reuniram na última quarta-feira, 23, para avaliar as atividades realizadas até agora e planejar as ações do restante do semestre.

Para Bruna, a Cures tem um papel muito importante de integrar alunos de diversos cursos, o que faz com que os participantes aprendam a conversar com outras áreas e realizar um trabalho em equipe. “Estamos lá com embasamento teórico para podermos relacioná-lo com a prática, inclusive confrontando ideias e apresentando contrapontos, de forma que, além de resgatar conteúdos trabalhados, adquirimos novos conhecimentos”, explicou. Para Bruna, já havia a ideia de atuar em espaços não escolares antes do ingresso na graduação, quando cursou magistério. “Como perspectiva profissional, tenho a ideia de trabalhar em abrigos infantis, pois já tive experiências lá e é um espaço bastante denso, que precisa do olhar de um pedagogo para a realização de atividades”, analisou ela.

Já Daiane nunca havia pensado na possibilidade de atuar fora da escola, porém se interessou tanto pelo tema que já realizou atividades para o curso em lares de idosos e irá apresentar seu trabalho de conclusão de curso sobre o assunto. “Pretendo me formar e atuar na escola, como já faço hoje, mas também nesses espaços voltados ao cuidado aos idosos, pois eles não precisam apenas comer e dormir e estar bem de saúde. As atividades de integração e recreação são bastante importantes, assim como as oportunidades de aprendizado por meio de jogos, de diferentes formas de expressão artística e assim por diante”, acredita.

Nicole Morás

Bruna Dörr (e) e Daiane de Souza integram o grupo de estagiários dos cursos da área da saúde que realizam atendimento a usuários do sistema público de saúde

De acordo com a supervisora de estágio, Raquel Frohlich, a participação do curso nas atividades da Cures tem promovido outras possibilidades de ação e o olhar integral para o usuário. “Mesmo com a proposta de atuação interdisciplinar, às vezes é difícil para alguns estudantes fazer o movimento de sair do seu saber técnico. A partir das intervenções das alunas de Pedagogia há uma reflexão sobre o que se busca com cada atividade, amplia-se o olhar para outras possibilidades de atuação com os usuários”, explica.

As atividades do curso de Pedagogia na Cures iniciaram em 2014 e, conforme a professora Cláudia Horn, os resultados já são positivos. “Inicialmente havia a ideia de que as estagiárias do curso iriam realizar atividades periféricas, mais no sentido de dar suporte aos estagiários dos demais cursos do que de propriamente pensar a educação neste espaço”, lembrou ela. A professora Daiani Clesnei da Rosa acrescentou que, na verdade, a contribuição da Pedagogia se dá principalmente no olhar para o usuário em sua integralidade enquanto ser humano.