Univates possui Programa de Integridade

Postado em 07/06/2018 09h26min e atualizado em 07/06/2018 09h35min

Por Ana Amélia Ritt

Lucas George Wendt

Como Instituição Comunitária de Ensino Superior, a Univates prima pela transparência entre universidade e sociedade e pela consolidação de sua cultura. Por isso, estruturou o Programa de Integridade (Pro-i), que, além da cultura de integridade, enfoca a gestão de riscos, o acesso a canais de denúncia e mediação e a avaliação e aperfeiçoamento institucional constantes.

Conforme o presidente do Conselho de Curadores da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), Valmor Arsildo Kappler, o Programa de Integridade é de fundamental importância para a Univates “para consolidar valores organizacionais, qualificar a gestão e garantir a transparência em todas as ações internas e externas. Além disso, fornece segurança para os gestores quanto a práticas administrativas, financeiras e de posicionamento institucional”.

Aprovado pelo Conselho Universitário (Consun) da Univates em agosto de 2017, o Pro-i estabelece a filosofia do trabalho de forma honesta e ética e o cuidado com recursos institucionais. O programa também identifica os riscos relativos às atividades desenvolvidas pela Instituição nos diferentes setores e atividades e garante a confidencialidade de denúncias dos canais oficiais (0800, Ouvidoria, Atendimento Univates), além de, quando necessário, atuar no encaminhamento das questões para análise e solução.

Além de Kappler, que representa o Conselho de Curadores da Mantenedora, a Comissão do Pro-i é composta de membros da Assessoria Jurídica, Chefia de Gabinete da Reitoria, Contabilidade, Gestão de Processos e Ouvidoria.