Curso Técnico desenvolve material de divulgação do Hemovale

Postado em 07/06/2018 12h15min e atualizado em 02/08/2018 15h40min

Por Elise Bozzetto

A disciplina Práticas Publicitárias do curso Técnico em Comunicação Visual da Univates usou o conhecimento desenvolvido em sala de aula para beneficiar uma importante entidade do Vale do Taquari. O Hemovale, banco de sangue que abastece 24 hemocentros, precisava de cartazes, banner, posts para facebook e fôlder explicativo para dar continuidade a sua participação em eventos, sensibilizando para doação de sangue.

Orientados pela professora Adriana Lemos, os estudantes desenvolveram em sala de aula o material de divulgação. “O objetivo do material era estimular a doação frequente. A ideia de levar doadores novos também foi explorada com o fôlder explicativo, porém o objetivo é que os doadores se tornem regulares”, comenta a docente. Para a enfermeira-chefe da Hemovale, Cleci Paloschi Biolchi, o objetivo foi cumprido. “Para nós do Hemovale foi de suma importância esse apoio do curso pois precisávamos de ideias renovadas tanto para nossos banners quanto para o fôlder. Os trabalhos apresentados estavam muito bons e foi difícil escolher um. Acabamos optando pelo conceito de ‘um herói desconhecido’ e já mandamos imprimir o material”, pontua. Para Cleci, a qualidade técnica dos trabalhos está muito boa. “Os trabalhos ficaram lindos, cores modernas e visualização das informações mais simples e fáceis de entender. Os materiais têm nos ajudado na captação dos doadores, pois tudo o que visualizamos e que nos chama atenção fica gravado, lembramos com mais frequência”, sinaliza a enfermeira.

Para Adriana, a experiência foi enriquecedora para o curso e para a entidade. “Achei muito gratificante por poder fazer algo pela sociedade e colocar o trabalho ‘na rua’. Acho que estimular isso é nosso papel como professor: incentivar os alunos a botarem a mão na massa, trabalhar e ganhar experiência com algo real, que não vai ficar ‘só no projeto’. Além disso, colocar os alunos em contato direto com o cliente e com um assunto de tamanha relevância fez com que despertasse neles, também, a importância da doação”, defende a professora.

As artes escolhidas foram criadas pelos estudantes Kerlin Zago, Larissa Carletto, Milena Pilotto e Vitor Silveira e já foram utilizadas na participação da Hemovale em eventos. Para Larissa Carletto, foi uma experiência única. “Quando recebemos o feedback de que nosso trabalho tinha impressionado e seria utilizado pela entidade ficamos muito felizes. Ver o material na rua, sendo utilizado, é uma sensação muito boa, de reconhecimento. Ficamos com a sensação de missão cumprida”, conta Larissa.

Para a estudante, o técnico possibilita muito aprendizado e experiência com clientes reais. “As disciplinas práticas oferecidas no curso fizeram com que a gente tivesse qualificação suficiente para realizar esse tipo de trabalho com êxito”, conclui.