Projeto de extensão enfoca a saúde de crianças

Postado em 11/06/2018 10h09min e atualizado em 11/06/2018 11h02min

Por Nicole Morás

Nicole Morás

A extensão universitária compreende um conjunto de ações contínuas e planejadas que visem ao desenvolvimento educativo, social, cultural, científico ou tecnológico das comunidades que mantêm relação com a Universidade, de forma que haja troca de saberes. Na Univates, atualmente são realizados 19 projetos de extensão, dos quais seis tiveram início em abril, como o projeto “Ações interdisciplinares para o cuidado, prevenção e promoção à saúde da criança”.

O objetivo do projeto é trabalhar de forma lúdica o conceito de saúde e de higiene com crianças de seis a 10 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Moisés Cândido Veloso, de Lajeado, e, assim, buscar diminuir a incidência de doenças parasitárias e infectocontagiosas entre as crianças atendidas.

Na última sexta-feira, 8, na segunda visita à escola, a equipe do projeto apresentou uma história de fantoches aos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental sobre os cuidados que devem ser tomados na ingestão de alimentos e as crianças viram parasitas como tênias em meios de conservação.

Nicole Morás

Os pequenos também foram instigados a desenhar como imaginavam que eram os micro-organismos que foram coletados das mãos dos estudantes na primeira visita. Em seguida, eles puderam conferir placas nas quais os micro-organismos se desenvolveram em meios de cultura.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Andréa Horst, a escolha por crianças se dá em razão da facilidade de aprendizagem. “A ideia é trabalhar a conscientização com os pequenos e que eles possam ser multiplicadores em suas famílias, pois sabemos que as crianças fiscalizam e cobram a atitude dos adultos”, avalia ela.

Para isso, serão abordadas questões como a importância de se lavar as mãos, boas práticas para escovar os dentes e higienização de alimentos. Os conteúdos são trabalhados por meio de músicas, teatros, jogos e outros recursos lúdicos, sempre com uma dupla de estudantes de graduação atendendo até 10 crianças e sob supervisão de um professor da Univates. Também serão trabalhadas cartilhas didáticas, que as crianças poderão levar para casa para que os familiares também sejam  beneficiados.

Nicole Morás

Além da conscientização, a coordenadora do projeto destaca que as doenças parasitárias e infectocontagiosas são os principais motivos de falta por motivo de saúde nas escolas, o que impacta também a organização familiar e a economia. “Uma criança doente faz com que a família precise se reorganizar para ver quem ficará cuidando dela, por exemplo, já que essas doenças são transmissíveis e poderiam ser contraídas por outras crianças. Muitas vezes, cabe aos pais fazer o acompanhamento dessa criança, o que afasta o adulto do trabalho”, analisa ela.

Outro efeito das doenças nas crianças é que elas podem afetar o desenvolvimento cognitivo, o qual pode ser percebido, às vezes, anos depois do diagnóstico e mesmo que tenha sido feito tratamento. “É possível observar casos de déficit de atenção, alteração no crescimento, problemas que no futuro podem atrapalhar a criança”, acrescenta a coordenadora.

Nicole Morás

Conforme Andréa, as visitas na escola ocorrem nas sextas-feiras, a cada três semanas. “Os acadêmicos passam por capacitações e, no período entre as visitas, discutem as temáticas e as abordagens a serem utilizadas. Em um segundo momento, vislumbra-se a realização de um evento com as famílias, para que elas conheçam o projeto e possam ser nossas parceiras. Além disso, estão previstos exames parasitológicos, por exemplo, para que as crianças da escola sejam avaliadas clinicamente.”

Segundo a coordenadora, os voluntários irão participar das ações vestidos de jalecos caracterizados com temáticas infantis e da saúde, não apenas para que eles possam ser identificados, mas também para desmistificar o uso do jaleco em ambientes como hospitais.

Em relação à formação dos estudantes de graduação que participam do projeto, Andréa destaca a possibilidade de aprofundar os conteúdos das disciplinas das áreas de parasitologia e imunologia. “Eles estarão em contato com práticas de humanização em saúde, já que muitas vezes terão contato com realidades diferentes das que eles vivem e serão desafiados a trabalhar com diferentes públicos, o que exige abordagens diferenciadas.”

De início, participam das atividades do projeto estudantes dos cursos de Biomedicina e Medicina da Univates e, conforme as atividades forem expandidas para outras escolas, acadêmicos de outros cursos poderão participar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail saude.infancia@univates.br.

Saiba mais: doenças parasitárias e infectocontagiosas

Artur Dullius

As doenças infectocontagiosas e parasitárias são causadas por vírus, bactérias e parasitas. Elas podem causar sintomas simples, como vômitos e diarreias, mas também podem causar a morte. “Doenças parasitárias são a terceira ou quarta causa mais comum de morte em crianças de até seis anos. Por isso a importância da prevenção pois, teoricamente, são doenças simples e de tratamento barato. Porém, para isso, é necessário o diagnóstico precoce”, explica Andréa. “Entre as principais doenças infectocontagiosas estão a rubéola, a varíola, a caxumba e o sarampo. Já entre as doenças parasitárias está a teníase que, em casos extremos, pode se desenvolver no sistema nervoso central e afetar a cognição”, finaliza ela.