Formação de professores e qualificação do ensino

Postado em 14/06/2018 14h30min e atualizado em 14/06/2018 14h34min

Por Artur Dullius

A premissa da conexão entre a formação de docentes com a educação básica é uma das características do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica. Ambas iniciativas são direcionadas a estudantes de licenciaturas e estão com inscrições abertas para a seleção de bolsistas.

Elise Bozzetto

O primeiro, o Pibid, busca elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Já a Residência Pedagógica consiste na implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática dos cursos de licenciatura.

Conforme explica o coordenador pedagógico, Tiago Weizenmann, o Pibid é direcionado a estudantes que estão na primeira metade da graduação, enquanto a Residência contempla o estágio previsto na matriz curricular do curso. “Teremos a figura do professor orientador (professor da Univates) e do preceptor (professor da escola), que acompanharão os residentes na construção de propostas pedagógicas para os componentes curriculares previstos”, explica.

Podem se candidatar alunos dos cursos de licenciatura, ofertados na modalidade presencial, em Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia. Nos dois editais as bolsas têm o valor de R$ 400 mensais e início das atividades previstas para o dia 10 de agosto. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de junho, pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes.

Os editais estão disponíveis em www.univates.br/editais. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5761, ou pelo e-mail pibid@univates.br.