Altos voos de pequenos atletas

Postado em 16/06/2018 11h31min e atualizado em 16/06/2018 11h37min

Por Artur Dullius

Artur Dullius

Era pouco depois das 8h da manhã quando começaram a surgir os primeiros saltos no Complexo Esportivo da Univates. O início da 11ª Copa Escolar de Ginástica de Trampolim estava previsto para às 10h, mas o período de aquecimento se fez necessário na gelada manhã deste sábado, 16.

Na lista de ginastas, mais de 230 jovens atletas, com idade entre 4 e 18 anos, aguardavam pela vez de se apresentarem nos aparelhos trampolim, minitrampolim e tumbling. Os atletas foram divididos nas seguintes categorias: pré-nível (até 6 anos), nível 1 (a partir de 7 anos), nível 2 (atletas que já atingiram determinada pontuação no nível 1) e nível 3 (destinada a atletas que já alcançaram a pontuação do nível 2).

Artur Dullius

Entre os participantes estavam os irmãos Tito (11) e Nina Oliveira (7), do colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul. Os dois vieram acompanhados do pai, Jacson Oliveira, que encontrou no chimarrão e nas cobertas uma forma de espantar o frio de 7°C. “Tenho um grupo no whatsapp com pessoas de todas as regiões do país. Quando saí de casa, mandei um foto da geada e agora há pouco mostrei como eu estava sentado aqui na arquibancada. Eles ficaram espantados com o frio, mas encantados com a minha disposição em acompanhar meus filhos ao evento”, disse.

Segundo ele, o filho já está há cinco anos na modalidade e a filha iniciou a prática há três anos. “Sempre que posso eu venho, pois valorizo demais o esporte. Ele traz muitos benefícios que às vezes nem percebemos. Todo o esforço vale a pena”, conclui.

Conforme o treinador da equipe de ginástica da Univates, Marcos Minoru, a Copa Escolar serve com um parâmetro para analisar o desenvolvimento do atleta dentro do esporte. “O Rio Grande do Sul é o único estado do país que tem um programa educativo voltado para o desenvolvimento da ginástica. Temos tudo para sermos uma das grandes potências dentro da modalidade futuramente”, explica Minoru.

Neste ano, a etapa contou com a participação de nove equipes do Rio Grande do Sul: Colégio Evangélico Alberto Torres e Madre Bárbara, de Lajeado; Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul; Prefeituras dos municípios de Estrela, Travesseiro e Nova Bréscia; Centro de Treinamento Esportivo (Cete) e Ipanema Sports, de Porto Alegre; além da Univates como entidade-sede.

Artur Dullius

O evento segue até às 18h e é aberto a comunidade. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5805, ou pelo e-mail complexo@univates.br.