Univates realiza formação de professores pela Consulta Popular

Postado em 18/06/2018 15h03min e atualizado em 18/06/2018 15h07min

Por Nicole Morás

Realizada por meio do voto dos cidadãos, a Consulta Popular destina parte do orçamento do Governo do estado do Rio Grande do Sul para os projetos mais votados, que em 2016 elegeu a área da educação como uma das prioridades. É com parte desse recurso que professores e gestores de oito municípios do Vale do Taquari participam dos cursos de Formação de Professores e de Gestores Escolares realizados pela Univates, como os que tiveram início no último sábado, 16, para profissionais da educação de Arroio do Meio.

Juliana Pisoni

A atividade de abertura no município de Arroio do Meio contou com a presença do prefeito, Klaus Werner Schnack, e da coordenadora regional de educação, Greicy Weschenfelder, e foi realizada na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio.

Durante o evento, as professoras Danise Vivian e Daiani Clesnei da Rosa realizaram palestras sobre o “Estudo da Base Nacional Comum Curricular” e  “Coordenação Pedagógica no contexto da gestão escolar. Aprendizagem humana; saberes docentes e fundamentos teóricos”. Também foi apresentada a formatação pedagógica a partir de uma imersão pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão realizadas as atividades a distância até o dia 29 de setembro, quando ocorre o encerramento com novo encontro presencial com a temática “Desafios e possibilidades da escola contemporânea: reflexões sobre os saberes (re)construídos no processo formativo”.

Participam dessa formação cerca de 230 professores dos ensinos fundamental e médio e gestores (coordenadores e diretores) de escolas municipais e estaduais de Arroio do Meio. As atividades nos demais municípios ocorrem em agosto.

Em todo o Rio Grande do Sul, 64 municípios foram contemplados por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, de forma que cada universidade atenda os municípios da sua região. Assim, no Vale do Taquari, as atividades são realizadas por meio do núcleo de Assessorias Pedagógicas Externas (APE) da Universidade do Vale do Taquari.

Juliana Pisoni

Além de Arroio do Meio, foram contemplados os municípios de Arvorezinha, Doutor Ricardo, Relvado, Muçum, Estrela, Bom Retiro do Sul e Travesseiro. De acordo com a coordenadora do APE, Viviane Eckhardt, as atividades serão realizadas naqueles municípios onde houve maior número de votos no projeto “Formação continuada: ressignificando a prática pedagógica, em todos os níveis e modalidades de ensino da rede estadual”, da Consulta Popular de 2016.

Curso de Formação Pedagógica para Professores e para Gestores Escolares

Eixos temáticos a serem trabalhados:

I - Aprendizagem

II - Organização, planejamento e acompanhamento da ação pedagógica