Farmácia-Escola Univates recebe menções honrosas no Enfaruni

Postado em 20/06/2018 10h16min e atualizado em 20/06/2018 16h50min

Por Redação

Divulgação

A Farmácia-Escola Univates, serviço conveniado com a Prefeitura Municipal de Lajeado, foi premiada no X Encontro de Farmácias Universitárias (Enfaruni), que ocorreu de 11 a 14 de junho no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no campus Juazeiro, Bahia. O evento selecionou, previamente, seis trabalhos de todo o Brasil para apresentação oral, sendo dois construídos na Farmácia-Escola Univates. Neste ano, o tema do evento foi “Farmácias Universitárias e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais”.

Segundo o professor doutor Luís César de Castro, o tema foi escolhido porque em outubro de 2017 foram estabelecidas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Farmácia. “As novas diretrizes estabelecem que, agora, a Farmácia Universitária é cenário obrigatório de prática, visando à execução de atividades de estágio obrigatório por todos os estudantes dos cursos de Farmácia no Brasil”, explica o professor. As DCNs do curso de Farmácia foram estabelecidas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e definem, em âmbito nacional, os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de farmacêuticos.

As novas DCNs foram amplamente discutidas durante o X Enfaruni, além de sua repercussão na construção dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Farmácia e o papel estratégico das Farmácias Universitárias na qualidade da formação dos farmacêuticos, em todo o território nacional.

A Farmácia-Escola Univates, enquanto modelo de parceria público-privada, foi representada pela farmacêutica Juliana Assmann e pelo professor Luís César de Castro. As exposições dos trabalhos desenvolvidos na Farmácia-Escola Univates, vinculados às atividades de ensino, projetos de pesquisa e extensão, oportunizaram observações de destaque e menções de mérito. Foram destaque os trabalhos intitulados “Desenvolvimento da prática do cuidado em ações de educação em saúde para a melhoria da qualidade de vida dos usuários atendidos na Farmácia-Escola Univates”, apresentado pela farmacêutica Juliana, e “Atendimento ambulatorial/domiciliar interdisciplinar integrado à Atenção Primária à Saúde – APS: construindo um efetivo cuidado no itinerário terapêutico do usuário da Farmácia Universitária”, trabalho entendido como inovador pelos participantes do evento, de autoria e desenvolvimento de Luís César, e que conta com a participação de professores e estudantes dos cursos de Farmácia e Medicina, além de profissionais da rede de cuidados em saúde do município de Lajeado. “Ambos os trabalhos são desenvolvidos na Farmácia-Escola Univates, assim como dezenas de outros projetos que, até o momento, oportunizaram protagonismo acadêmico dos estagiários, além da interação de estudantes de diferentes cursos (Farmácia, Odontologia, Psicologia, entre outros) e a melhoria dos serviços em saúde e qualidade de vida dos usuários da Farmácia-Escola”, conta o professor.

Segundo Luís César, o evento confirmou o que já está definido e consolidado enquanto entendimento acadêmico e social: que a Farmácia Universitária ou Farmácia-Escola é um estabelecimento de saúde que oferece serviços farmacêuticos à comunidade, de modo a contribuir para a promoção da saúde e para o uso racional de medicamentos.