Professora de Arquitetura e Urbanismo participa de evento na Grécia
Postado em 22/06/2018 10h57min e atualizado em 22/06/2018 11h04min
Por Nicole Morás
“El aprendizaje de la Arquitectura y el Urbanismo en la educación superior: un caso de estudio en la Universidad Univates en Brasil” é o artigo que a professora Jamile Weizenmann, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, apresentou na última quinta-feira, 21, no The Learner - Twenty-fifth International Conference on Learning, que é realizado em Atenas, na Grécia.
Na apresentação, realizada em espanhol, a docente explicou como funciona o Projeto de Capacitação e Acompanhamento de Diplomados (Procadi), que aproxima profissionais formados pela Universidade dos estudantes por meio de atividades no Atelier Integrado. O Procadi objetiva incentivar a iniciação à docência e proporciona aos estudantes integração com profissionais e demandas do mercado.
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Nesta edição do The Learner, que tem como temática “A educação em tempo de austeridade e tumulto social”, as atividades geram discussão sobre as questões sociais, a diversidade cultural e tecnologias e metodologias de aprendizagem nas mais diversas áreas e níveis de educação. Participam do evento representantes de 35 países, o que permitiu a Jamile fazer contato com pesquisadores e professores de países como Japão, Austrália e Israel
“Para mim está sendo uma grande oportunidade de reflexão coletiva sobre o cenário mundial da educação e estou conhecendo a realidade de outras universidades. Representando a Univates e o Brasil, tenho compartilhado a experiência do curso de Arquitetura e Urbanismo e algumas reflexões atuais da Instituição. Percebo que o mundo inteiro está em busca de melhorias na qualidade do ensino superior e apostando na ideia de aprendizagem colaborativa, na flexibilidade curricular e no fomento à independência do estudante. Nesses eventos você descobre, por exemplo, que enfrenta os mesmos anseios e desafios de um curso do interior dos Estados Unidos, da grande Nova Iorque e da longínqua Austrália. É possível compreender que temos avançado em vários sentidos na nossa atuação como docente e na formação dos futuros profissionais, tal como demonstram os trabalhos apresentados por professores da América Latina, mas ainda há muitas ideias para refletir e promover melhorias”, analisa ela.
Para a docente, o ponto mais interessante nas discussões são as preocupações apontadas para além da qualidade do ensino, as quais são voltadas à formação de estudantes como seres humanos e futuros profissionais que devem respeitar a diversidade, agir com postura ética e que saibam lidar com os momentos de crise que afetam os diversos países, inclusive a Grécia, que é sede do evento e traz à tona esse tema.
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