Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

Intercâmbio acadêmico durante o Curso Técnico?

Postado em 22/06/2018 12h19min e atualizado em 16/09/2019 17h21min

Por Ana Amélia Ritt

Você sabia que a Univates oferece aos alunos dos cursos técnicos a possibilidade de realização de intercâmbio acadêmico? Isso mesmo! Além de serem capacitados com conhecimentos teóricos e práticos voltados à área de trabalho escolhida, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional, que faz com que o profissional entre no mercado de trabalho com ainda mais qualificação.

Quer saber mais? Então venha com a gente!

Tuane Eggers

A oportunidade surgiu na metade de 2017, e desde lá oito estudantes já foram estudar em outro país. Na lista de parceiros estão Chile e Portugal. Entre os alunos que realizaram intercâmbio estão os estudantes do Técnico em Comunicação Visual Rafael Gauer e Ariela Vitória. Eles estiveram no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), em Portugal, em 2017. “Essa oportunidade ajudará muito profissionalmente, pois são poucos os profissionais com esse nível de formação que realizaram intercâmbio, colocando-nos com um diferencial no mercado de trabalho, além de aprendermos novas técnicas em nossa área de atuação”, afirma Rafael.

O curso em que os alunos estiveram matriculados em Portugal também é de nível técnico, por isso ambos os estudantes afirmam que não tiveram dificuldades. Sobre a experiência, Rafael destaca o enriquecimento cultural e intelectual. “Posso dizer que foi a melhor e mais desafiadora experiência da minha vida”. Já sobre a instituição de ensino, Ariela afirma que, por ser uma escola voltada às artes, havia inspiração por todos os lados. “Estou ansiosa para pôr em prática tudo o que aprendi”, conta. 

E a cultura?

Divulgação

Para os estudantes, a convivência com pessoas de outras nacionalidades mostra que, apesar das diferentes culturas, vive-se de modo muito parecido. “A experiência também nos faz dar mais valor à cultura do nosso país, pois temos uma visão diferente daquela com a qual estamos habituados”, conta Rafael.