Alunos de Engenharia Civil doam casinhas de cachorro para a Apama

Postado em 29/06/2018 11h25min e atualizado em 29/06/2018 15h29min

Por Ana Amélia Ritt

Seis novas casinhas de cachorro foram entregues à Apama (organização Amando, Protegendo e Ajudando Muitos Animais) na última quinta-feira, dia 28. As doações foram feitas pelos estudantes da disciplina de Introdução à Engenharia Civil da Univates, que planejaram e construíram os novos abrigos. A atividade foi proposta em aula e desafiou 44 alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil que, além de contribuírem para o bem-estar de alguns dos 300 cães da organização voluntária, colocaram em prática os ensinamentos passados em aula.

Ana Amélia Ritt

O professor da disciplina, João Rodrigo Guerreiro Mattos, afirma que o resultado foi muito positivo e que a proposta fez com que os estudantes entendessem a importância do planejamento antes da execução de um projeto. “A atividade foi muito boa, porque às vezes pensamos que algo deve ser feito de uma forma, mas quando colocamos em prática vemos que é diferente. Os desafios surgem enquanto executamos”, concorda a estudante Sheila Dresch.

Ana Amélia Ritt

Sheila conta que a casinha (foto) fabricada pelo seu grupo possui parede dupla de OSB (Oriented Strand Board, em português Painel de Tiras de Madeira Orientadas), com uma camada de isopor para isolamento térmico, além de um telhado que pode ser aberto e forro de PVC, que facilitam a limpeza.

Além da doação das casinhas, os professores do curso adquiriram 100 kg de ração e o Diretório Acadêmico do curso também contribuiu com a compra de 250 kg de alimento animal, que foram repassados à Apama. “Toda a ajuda é bem-vinda, porque infelizmente nunca é o suficiente. Temos várias casinhas estragadas que agora poderão ser substituídas”, afirma a presidente da Organização Não Governamental (ONG), Ana Rita Silva Azambuja.

Saiba mais

Para a execução do projeto, o professor explica que os estudantes tiveram alguns desafios:

- preferência por usar materiais reutilizáveis com o objetivo de promover a sustentabilidade;

- fazer a casinha o mais leve possível (para que facilitasse na hora de ser carregada pela organização voluntária);

- atentar à resistência (as casinhas foram erguidas a 50 cm do chão e depois soltadas, devendo resistir à queda);

- criatividade na estética (professores de Engenharia Civil avaliaram a concepção do trabalho).

Opção no Vestibular

Interessados em cursar Engenharia Civil na Univates em 2018B podem se inscrever no processo seletivo e realizar prova de redação agendada ou concorrer com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. O procedimento deve ser feito pelo site univates.br/vestibular até o dia 3 de agosto.