Univates realiza oficinas sobre colonizações históricas do Vale do Taquari com professores

Postado em 06/07/2018 11h35min e atualizado em 06/07/2018 11h39min

Por Nicole Morás

O projeto “Educação Patrimonial: dinâmicas da colonização humana no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul” é realizado pela Univates por meio do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa - CMDPU/MCN e do Curso de História. Tem como objetivo difundir o conhecimento sobre o processo de povoamento humano regional, por meio de oficinas com professores e distribuição de livro sobre o tema proposto, além de proporcionar formação continuada aos professores da Educação Básica. A proposta foi contemplada pelo Edital Sedac nº 14/2016, Concurso “Pró-cultura RS FAC Memória e Patrimônio”.

A partir deste mês, as oficinas começam a ser realizadas com professores de escolas dos municípios que compõem o Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 (Cipae G8 - Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Forquetinha, Canudos do Vale, Boqueirão do Leão, Progresso e Sério), inseridos na região geopolítica Vale do Taquari/RS.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Neli Machado, serão abordados temas como o povoamento da região nos períodos pré-colonial e colonial, com enfoque para preservação da memória histórica regional e dos diferentes patrimônios legados de cada momento histórico, tanto materiais quanto imateriais.

As ações do projeto preveem a realização de oficinas gratuitas com os professores dos municípios selecionados, sendo cada encontro de 10 horas-aula, um em cada município. Os agendamentos e as oficinas estão previstos para acontecer até setembro.

A equipe elaborou o livro “Educação Patrimonial: dinâmicas da colonização humana no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul”, que será distribuído gratuitamente às escolas para ser utilizado em sala de aula. Durante as oficinas também serão disponibilizadas, para visualização, maquetes que representam ocupações pré-coloniais da região, Jê Meridionais e Guarani, juntamente com banners explicativos, destas e da colonização europeia”.

Confira os conteúdos a serem abordados nas oficinas:

1º - Apresentação do Projeto, noções básicas de Arqueologia, História e Educação Patrimonial e as primeiras ocupações humanas no Rio Grande do Sul: Caçadores Coletores;

2º - Povoamento do Rio Grande do Sul: Jê Meridionais e Guarani;

3º - Povoamento do Rio Grande do Sul: Povos Pampeanos e Sambaquis;

4º - Primeiros contatos interétnicos na América e no Rio Grande do Sul;

5º - Dinâmicas colonizatórias: portugueses e escravizados;

6º - Imigração europeia: alemães, italianos e outras etnias;

7º - Contextualização socioeconômica e histórica do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul;

8º - Fontes de pesquisa: Patrimônio imaterial e material.

O projeto foi encaminhado pelo setor de Projetos Culturais da Univates, com realização da Univates e financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS) do governo do estado do Rio Grande do Sul. As atividades são desenvolvidas pela doutora Neli Teresinha Galarce Machado, pelo doutor Marcos Rogério Kreutz, pela mestra Patrícia Schneider e pela acadêmica do curso de História Paula Dresch dos Santos. As ações podem ser acompanhadas pela página do projeto no facebook: https://www.facebook.com/EducacaoPatrimonialVT/.