Será que você gostaria de ser um comunicador?

Postado em 06/07/2018 13h58min e atualizado em 07/02/2020 10h23min

Por Elise Bozzetto

Se você tem interesse pelas pessoas, em saber como elas pensam, por que elas se comportam de determinada forma, por que compram uma marca e não outra: it’s a match! Essa é uma área que vai lhe interessar. Quem atua na área da comunicação (Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Técnico em Comunicação Visual) gosta de conhecer pessoas, de saber o que elas pensam e como usam a criatividade para se comunicar.

E, se você for tímido ou introvertido, não pense que isso é um empecilho. Na verdade é um mito achar que as pessoas da área da comunicação são todas grandes oradoras ou falantes. Tem várias áreas dentro da comunicação (como de criação, planejamento) que exigem mais concentração e aceitam perfis muito diferentes. Você pode trabalhar nos bastidores, por exemplo. Ao invés de apresentar um telejornal na televisão, você será o responsável por pensar em assuntos que virem pauta, fazer contato com os entrevistados e pode até acompanhar as gravações.

Se identificou? Então fica aqui e descubra quais as competências mais procuradas nesses profissionais!

1) Criatividade

Sim, a criatividade é muito importante. Mas você sabia que ela pode ser desenvolvida? Isso mesmo, a criatividade envolve um processo chamado de maturação, no qual a pessoa usa todo o seu repertório de conhecimento (por isso ser curioso e conhecer de tudo um pouco é muito bem-vindo para um comunicador) e as informações sobre o produto ou serviço a ser divulgado. Depois de pensar muito e se envolver no problema, é preciso ter um ambiente que facilite o “insight”. Ou seja, parece que a ideia nasceu do nada, mas não é assim! No momento de descanso (geralmente) nosso cérebro faz sinapses que conectam tudo o que já pensamos e conhecemos do produto com aquilo que queremos comunicar.

2) Curiosidade

O bom comunicador é um curioso. Ele gosta de falar sobre tudo, aprender um pouco sobre cada coisa. E isso é muito importante, pois, como vimos, conhecimento e vivências enchem nosso repertório cultural, o que é decisivo para criar e ter boas ideias.

3) Vontade de aprender sempre

A comunicação muda o tempo todo. Lembre-se que, há poucos anos, não existia redes sociais. E, mesmo assim, existia um mercado publicitário milionário. Os meios e canais mudam o tempo todo, mas a mágica da comunicação é sempre a mesma e envolve muita empatia!

Elise Bozzetto

4) Capacidade de empatia

A característica mais procurada num profissional da área da comunicação é a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. O comunicador faz um processo de imersão na mente do consumidor para saber o que ele pensa, como age, com o que se identifica. Não precisamos falar que isso potencializa, e muito, a capacidade de se relacionar com o mundo, né? Pois então, quem tem empatia tem muitas oportunidade de ver o mundo de diferentes pontos de vista. Fora que, trabalhando com jornalismo, por exemplo, você poderá contar a vida de muitas pessoas, conhecer gente dos mais variados estilos, crenças e culturas. Você poderá descobrir um mundo totalmente desconhecido e contar isso para todos.

5) Curtir uma vida e um trabalho sem rotina ou roteiro predefinido

Quando a gente escolhe trabalhar com comunicação, a gente escolhe não ter rotina, fazer coisas diferentes, com pessoas diferentes, e isso é muito bom! Pensa chegar no trabalho todo o dia sem saber como será? Claro, tem algumas coisas mais metódicas que precisam ser feitas, como em qualquer profissão, mas ainda assim a comunicação lhe oferece uma infinidade de possibilidades e formas de trabalhar, e isso é muito enriquecedor.

Tuane Eggers