Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mais de 40 estudantes realizam intercâmbio em 2018B

Postado em 09/07/2018 13h47min e atualizado em 10/07/2018 14h34min

Por Ana Amélia Ritt

Nicole Morás

Em alguns dias os primeiros intercambistas do grupo de 44 alunos da Univates embarcam para o intercâmbio acadêmico. A fim de tirar dúvidas e dar suporte a essa nova experiência na vida dos estudantes e familiares, a Univates reuniu o grupo no auditório do Prédio 11 na última semana. Entre os países mais procurados pelos acadêmicos neste semestre estão Espanha e Portugal.

Divulgação

É justamente Portugal o destino escolhido pela aluna de Jornalismo Laís Pontin Matos, que, por influência do amigo Jerônimo Fontanive Armelin, estudante de Arquitetura e Urbanismo, começou a considerar a ideia de uma vivência internacional. “Na verdade, eu nunca tinha cogitado a ideia de fazer intercâmbio acadêmico. Sabia das oportunidades que a Univates oferece, mas não demonstrava muito interesse em pesquisar mais sobre elas. Em 2016, um amigo viajou para a Colômbia e, passado um semestre, ele voltou super animado e diferente, falando maravilhas da experiência internacional que teve. Eu acho que essa empolgação dele acabou me contagiando também, porque eu comecei a pensar em cursar um período da graduação no exterior”, afirma.

Nove são os países de destino dos estudantes que, conforme a assistente de mobilidade outgoing, Floane Rahmeier da Silva, têm expectativas diferentes conforme a própria personalidade. “A grande maioria dos alunos está ansiosa para que o dia chegue logo, mas, ao mesmo tempo, um pouco nervosa com os desafios que virão. E outros ainda estão tranquilos, como se a "ficha" não tivesse caído ainda. Eles dizem que acham que somente quando estiverem embarcando vão processar que isso realmente está acontecendo”, conta. Para Laís, a vontade é conhecer novas culturas e pessoas.

É uma maneira de absorver conhecimento, lidar com situações diferentes, fazer amigos e se virar sozinho. É legal quebrar nossa visão de mundo e nossos estereótipos conhecendo aquilo que é novo
aluna Laís Pontin Matos

Ana Amélia Ritt

A reunião dos familiares e alunos contou com a presença do reitor da Univates, Ney José Lazzari; da diretora de Relações Internacionais, Viviane Bischoff, e da assistente de mobilidade outgoing, Floane Rahmeier da Silva. “A Univates sabe o quanto a experiência é especial para os alunos e suas famílias, pois não é apenas o aluno que experimentará essa vivência, quem fica aqui também passará por desafios, de não ter o ente querido consigo. Assim, com esse encontro buscamos deixar todos tranquilos, mostrando o papel da Univates no intercâmbio do aluno, bem como tirando as dúvidas que ainda possam existir”, explica Floane.

Quero fazer intercâmbio acadêmico também, e agora?

 

As inscrições para a mobilidade internacional em 2019A abrem no dia 30 de julho e podem ser realizadas até 13 de agosto. Acompanhe a página da DRI no Facebook e fique por dentro das novidades.