PPGEnsino marca presença em eventos na Colômbia

Postado em 09/07/2018 14h03min e atualizado em 12/07/2018 10h20min

Por Nicole Morás

Colômbia é destino dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari neste mês de julho. A coordenadora do Programa, doutora Ieda Maria Giongo, participa de dois eventos com os objetivos de compartilhar o conhecimento gerado pelas pesquisas realizadas na Univates e conhecer estudos de instituições estrangeiras que tangenciam temáticas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem. Os dois eventos são realizados na cidade de Medellín.

Ieda participa do 6º Congresso Internacional de Etnomatemática, realizado na Universidade de Antioquia, que possibilita o diálogos de saberes etnomatemáticos entre distintas comunidades locais, nacionais e internacionais com o intuito de problematizar o desenvolvimento de investigações neste campo que propiciam a diversidade de saberes para a paz. Nesse evento, a professora apresenta três trabalhos: Mundo do trabalho e mundo da escola: análise da relação educação-trabalho; Etnomatemática e formação continuada de professores: possibilidades de integração Escola-Universidade; e Etnomatemática en las escuelas: tres acciones pedagógicas en Brasil y Colombia, realizado em coautoria com o professor colombiano Armando Aroca Araújo, com o qual a pesquisa que Ieda coordena tem parceria. Ela também coordena um grupo de trabalho, junto a dois professores estrangeiros.

Ieda também participou da 32ª Reunião Latinoamericana de Matemática Educativa (Relme), que ocorre na Universidade de Medellín. Segundo Ieda, esse é um encontro que promove a investigação e o intercâmbio de experiências vinculadas à matemática educativa, com ênfase em propostas teórico-metodológicas. “Tem o propósito de melhorar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática nos diversos níveis de ensino”, acrescenta. Nesse evento, Ieda apresenta dois trabalhos, uma comunicação científica intitulada Formação de professores para ensinar álgebra nos anos iniciais e um relato de experiências chamado Observatório da Educação: possibilidades de formação continuada para professores de matemática.

Todos os trabalhos apresentados estão vinculados à pesquisa Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior, em desenvolvimento na Univates, vinculada aos PPGS Ensino e PPEG em Ensino de Ciências Exatas,  que conta com auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Inscrições abertas

O PPG em Ensino (PPGEnsino) busca a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis, a partir da expansão dos conhecimentos científicos e tecnológicos. O Mestrado e o Doutorado em Ensino assumem importante papel ao alinharem-se à perspectiva que pensa a educação como um processo que não se conclui, pois, se a sociedade, a ciência e a tecnologia modificam-se constantemente, há necessidade de adequar-se às novas exigências oriundas dessas mudanças. O PPGEnsino oferece 12 vagas para o doutorado e 20 para o mestrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto em www.univates.br/ppgensino/processo-seletivo.