Univates realiza cerimônia de agradecimento a escolas pelo Pibid

Postado em 13/07/2018 08h41min e atualizado em 13/07/2018 13h10min

Por Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de homenagear e agradecer as escolas municipais e estaduais da região pela parceria firmada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), a Instituição realizou na última quinta-feira, dia 12, uma cerimônia especial. O momento contou com a presença de nove das 33 escolas participantes dos oito anos de atividades.

Ana Amélia Ritt

Participei do Pibid durante um ano e, mesmo nesse curto espaço de tempo, o Programa me transformou. Há duas Vanessas, uma antes e outra depois. O Pibid para mim significa acolhida, compreensão, pluralidade, são mentes que trabalham juntas e troca de experiência
estudante do curso de Letras Vanessa Weber

Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de aprimorar a formação de docentes para a Educação Básica, o Pibid foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007. Na Univates começou em 2010 e, desde lá, mais de 800 acadêmicos atuaram como bolsistas. Além disso, 33 escolas acolheram os alunos e cerca de 90 professores (sejam supervisores e coordenadores) acompanharam as atividades. Segundo a vice-diretora da Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEM), Geiza Marques, a troca que ocorre na escola é muito interessante. Geiza conta que a IEEM tem magistério e que os alunos de licenciatura são uma referência ao crescimento dos alunos de magistério e aos desafios que ainda podem ter como professores. “É um ganho para todos”, afirma.

Ana Amélia Ritt

No momento, a coordenadora do Pibid na Univates, professora Cristiane Hauschild, agradeceu às escolas pelo trabalho realizado e por ter aceitado os “pibidianos”, afirmando que a iniciativa ocorre em prol da melhoria da qualidade na educação. “Vocês contribuíram para a formação qualificada dos acadêmicos, pois agiram como coformadores desse processo”, mencionou.

Em complemento, o vice-reitor da Univates, Carlos Cyrne, agradeceu aos alunos dos cursos de licenciatura por acreditarem na educação e na profissão. “Que possamos ter uma nação formada por pessoas cultas e aptas a exercer a cidadania”, salientou.

Quem também esteve presente na mesa foi a titular da 3ª Coordenadora Regional de Educação (CRE), Greicy Weschenfelder, e a Secretária da Educação de Lajeado, Vera Lúcia Plein, que destacaram a importância desta parceria, em especial pela  troca de conhecimentos com o objetivo de atualizar as escolas e “desacomodar”.