Univates recebeu 300 exposições nos últimos cinco anos

Postado em 16/07/2018 11h15min e atualizado em 16/07/2018 11h24min

Por Lucas Wendt/Cultura e Eventos

Em 2013, o jovem desenhista teutoniense Maicon Vaz trouxe à Univates uma exposição de realismo em grafite, com diversas obras nas quais retrata faces e personagens. Em 2014, após o lançamento do filme “O Tempo e o Vento” (2013), de Jayme Monjardim, a artista Vone Garcia expôs na Univates telas nas quais reconstrói a cidade de Santa Fé, da obra de Érico Veríssimo - que Monjardim adaptou para o cinema. Já em 2015, em “Tão longe, tão perto”, a astrofotografia do artista catarinense Sérgio Mendonça pôde ser conferida no Prédio 11. Tendo como motivo os astros celestes, as fotos de Mendonça impressionam pela amplitude do céu e de elementos como estrelas, a Lua e os planetas.

Tuane Eggers

Essas são apenas algumas das centenas de exibições que a Univates promoveu, gratuitamente, nos últimos cinco anos. Em seis editais abertos pelo setor de Cultura e Eventos, por meio do Núcleo de Cultura, a Instituição efetivou aproximadamente 300 propostas de exposição por meio do instrumento de seleção, que é aberto uma vez por semestre. O número total de exposições realizadas, todas gratuitas para a visitação, oferece uma média de cinco mostras de arte por mês nos últimos 60 meses.

O campus da Universidade do Vale do Taquari, mensalmente, é uma vitrine para o trabalho de artistas plásticos de todo o Estado. Artistas que desenvolvem trabalhos com pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura, cerâmica, arte têxtil, videodebate, arte digital, instalação, performance ou happenings são convidados a expor suas obras na Univates.

Recorde de visitantes

No ano da inauguração do Centro Cultural Univates, a primeira exposição realizada no espaço foi uma exibição internacional que reuniu réplicas, com base nos manuscritos originais, de 60 obras do artista e inventor renascentista Leonardo Da Vinci. Na ocasião, circularam pelo recém inaugurado espaço cultural cerca de 5 mil pessoas.

Os espaços

Lucas Wendt

Para 2018B, são três locais à disposição de quem tem interesse de mostrar seu trabalho, os Espaços Arte dos Prédios 7, 8 e 11. Situadas especialmente no campus, as exposições têm o objetivo de despertar o olhar de quem frequenta a estrutura da Univates e, também, promover o pensamento crítico-reflexivo daqueles que param para observar.  Para expor na Instituição é necessário se inscrever por meio de edital aberto semestralmente. As exposições acadêmicas - aquelas que são produtos de trabalhos desenvolvidos em sala de aula -, também são acolhidas.

O edital

O edital está aberto desde o dia 9 de julho e permanece aberto até o dia 29 julho, às 23h59min. Pode ser conferido em https://goo.gl/9q8H3C. Para mais informações, o telefone para contato é o (51) 3714-7000, ramal 5946.

Para visitar

As visitas, sempre gratuitas e abertas à comunidade, podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. O trabalho de curadoria das exposições é realizado pelo Núcleo de Cultura.