Univates divulga agenda de inscrições

Postado em 18/07/2018 10h40min e atualizado em 18/07/2018 10h46min

Por Artur Dullius

Diferentes processos seletivos estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2018. A Universidade do Vale do Taquari - Univates divulgou nesta semana uma lista de opções e possibilidades para quem busca uma vaga nos diversos cursos disponibilizados pela Instituição. Confira:

Técnicos

A Univates oferece 17 opções de cursos técnicos. A duração média dos cursos é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas que o estudante cursar. Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos).

As aulas iniciam no dia 24 de julho e as matrículas podem ser feitas, até o início do semestre letivo, no Atendimento Univates, localizado no Prédio 9 (rua Avelino Talini, 171 – Lajeado/RS). Mais informações em www.univates.br/tecnicos.

Tuane Eggers

Durante o mês de julho, a Universidade também recebe os estudantes interessados em ingressar nos cursos de graduação. Os processos seletivos para os cursos presenciais e a distância são compostos de uma prova de redação, que pode ser agendada diretamente pelo site www.univates.br/vestibular até o dia 3 de agosto.

A prova será aplicada em todos os polos da Univates (Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Venâncio Aires e polo matriz de Lajeado). Para a modalidade presencial, os vestibulandos podem escolher entre as 38 opções de cursos oferecidos. Já no ensino a distância, são 14 cursos de graduação disponibilizados, com mensalidades a partir de R$ 272,60.

Em ambos os processos de seleção, o candidato também pode optar pela utilização da nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br.

Transferências

Além disso, até o dia 23 de julho podem ser feitas as solicitações de ingresso por portadores de diploma de curso superior, reingressos, transferências internas e ingresso de alunos não regulares. A transferência interna é a mudança de um curso para outro dentro da Universidade. O ingresso para portador de diploma é destinado a pessoas que possuem diploma de Ensino Superior e têm interesse em cursar outra graduação. Para os seus diplomados, a Univates oferece desconto entre 28% e 50%, dependendo da relação entre a carga horária do curso concluído e a do curso pretendido.

Já como aluno não regular encaixam-se os casos de estudantes que ingressam em algum curso e não ocupam a vaga oficialmente. Por exemplo, acadêmicos de outras instituições que necessitam cursar disciplinas específicas não oferecidas em determinado semestre podem se inscrever naquelas oferecidas pela Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09.

Especializações

Nos cursos de pós-graduação lato sensu, os interessados podem escolher entre as 11 opções de especializações que recebem inscrições. Concentrados nas áreas de Gestão e Negócios, Saúde, Economia Criativa, Educação e Humanidades, Engenharias e Arquitetura e Direito, os cursos têm duração média de dois anos, com início previsto para setembro deste ano. Todas as opções podem ser encontradas no site www.univates.br/pos-graduacao.

Mestrados e doutorados

Por fim, a Univates recebe ainda inscrições para os Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu em Ensino, Ensino de Ciências Exatas, Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e Biotecnologia. Interessados devem se inscrever de forma on-line nos sites dos programas até 31 de agosto, exceto para o PPGSAS, que recebe inscrições até 19 de outubro. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/pos-graduacao ou pelo telefone (51) 3714-7058.