Professora participa de evento na Espanha

Postado as 2018-07-20 15:40:07

Por Artur Dullius

Divulgação

Entre os dias 15 e 20 de julho a antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates Margarita Rosa Gaviria Mejía esteve participando do 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA). O evento foi realizado na Universidade de Salamanca, na Espanha, com o tema “Universalidade e particularismo nas Américas”.

Com caráter interdisciplinar e inclusivo, o ICA reúne pesquisadores que estudam o continente americano, desde o Alasca até a Terra do Fogo, incluindo o território do Caribe, a partir da análise de sua política, economia, cultura, línguas, história e pré-história. No evento, a docente da Univates

apresentou o trabalho intitulado “Inserção de imigrantes senegaleses numa pequena cidade do Rio Grande do Sul, Brasil”, em coautoria com a aluna do mestrado Candida Arend.

Saiba mais

Esta edição do ICA objetivou a reflexão sobre a dialética entre a universalidade e os particularismos na produção do conhecimento. Com diálogo, busca-se conhecer os particularismos dos fenômenos sociais, políticos, artísticos e culturais, que obrigam a formulação de novas hipóteses que enriquecem e reformulam as grandes teorias gerais das ciências e humanidades.