Aula inaugural do CCHS será no dia 2 de agosto

Postado as 2018-07-24 09:02:53

Por Redação

Para marcar o início deste semestre, o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates promove, no dia 2 de agosto, quinta-feira, no Teatro Univates, sua aula inaugural. O tema do encontro foi pensado tendo em vista as eleições deste ano no Brasil. O objetivo do evento é apresentar e abrir espaço para a discussão de questões atreladas ao contexto político nacional procurando contextualizar os campos partidários, o pensamento político brasileiro e vinculando a isso questões atuais relacionadas ao processo eleitoral.

Artur Dullius

Intitulada “Conjuntura Política Brasileira: Pensamentos, Campos e Propaganda”, a atividade terá a participação do cientista social e doutor Benedito Tadeu César, do historiador e doutor Luciano Aronne de Abreu e da Assessora Técnica do Tribunal Regional Eleitoral, Sra. Daiane Mello Piccolli. Cada participante abordará, respectivamente, os seguintes temas: o perfil, trajetória e tendências dos diferentes campos partidários do País na atualidade; o pensamento político brasileiro ao longo do tempo a partir de seus principais intelectuais e formuladores; e o exame dos cuidados jurídicos a respeito da propaganda eleitoral em 2018, em especial o uso da internet e das fake news.

A dinâmica da aula inaugural será a seguinte: cada palestrante terá aproximadamente 30 minutos para relato individual.

Após, o mediador iniciará as discussões valendo-se também das questões enviadas pela audiência pelo e-mail a ser informado no dia do evento. A finalização da atividade está prevista para as 22h20min.

Todos os professores, alunos e comunidade em geral estão convidados para o evento. A inscrição pode ser feita em www.univates.br/agenda/inscricoes.

Saiba mais: palestrantes

Igor Sperotto

O professor doutor Benedito Tadeu César é bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos.

O professor doutor Luciano Aronne de Abreu é mestre em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Estudos Históricos Latino-Americanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Rio Grande do Sul, Era Vargas e Autoritarismo. É autor dos livros “Getúlio Vargas: a construção do mito” (1997) e “Um Olhar Regional sobre o Estado Novo” (2007) e organizador de diversas obras relacionadas à sua área de interesse.

Daiane Mello Piccolli é Assessora Técnica do TRE-RS, possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2005) e tem vasta experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.