Estudo sobre sistema de indicadores de sustentabilidade é apresentado em Portugal

Postado as 2018-07-24 11:03:15

Por Nicole Morás

Em edição especial por 2018 ser o ano da Biologia Matemática, é realizada até o dia 28 de julho a 11ª Conferência Europeia sobre Matemática e Biologia Teórica (ECMTB), da qual o doutor Claus Haetinger, docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, participa. A 11ª ECMTB é realizada na Universidade de Lisboa, em Portugal.

Divulgação

No evento, Haetinger apresentou, nesta terça-feira, 24, a comunicação científica “Sustainability indicator system for assessment of dairy farms at Vale do Taquari - RS (Brasil)”.  O trabalho foi desenvolvido em parceria com os professores Claudete Rempel, Edson Ahlert e Carlos Cândido da Silva Cyrne, além do acadêmico Maico Herrmann.

De acordo com o docente, o trabalho apresentado baseia-se na pesquisa do grupo de sustentabilidade em propriedades produtoras de leite do Vale do Taquari, agregando resultados do mestrado de Ahlert, que desenvolveu uma ferramenta para aplicação dos parâmetros de avaliação das propriedades, gerando um índice que considera os aspectos econômico, social e ambiental.

Esses parâmetros foram desenvolvidos pelo grupo de pesquisa e atualmente estão sendo aplicados a 123 propriedades dos 36 municípios da região. Também são apresentados resultados da tese do professor Cyrne, comparando a região do Vale com a Galícia, na Espanha, acerca da gestão das propriedades, e gerando uma matriz de importância versus performance. Além disso, outras modelagens ambientais são apresentadas, bem como resultados parciais de uso e cobertura do solo
Claus Haetinger

Haetinger também coordenou uma sessão técnica de métodos matemáticos em Biologia. Conforme o professor, a 11ª ECMTB é o maior evento científico nessa área, reunindo pesquisadores de todo o mundo, e conta com forte apoio do presidente de Portugal e da comissão nacional portuguesa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).