Artur Dullius

Univates recebe intercambistas de seis países

Postado as 2018-07-25 09:53:16

Por Artur Dullius

Vinte e cinco intercambistas foram recepcionados na manhã da última terça-feira, dia 24, na Univates. Neste semestre os estudantes são oriundos de seis diferentes países: Argentina, Colômbia, Bolívia, Espanha, Uruguai e Peru. Destes, 22 chegam pela primeira vez à Instituição e três prolongaram sua permanência no último semestre.

No encontro, o reitor da Univates, Ney Lazzari, explicou o caráter comunitário da Universidade, que é construída e mantida com os recursos dos próprios estudantes. Ele ainda deu as boas-vindas aos intercambistas e ressaltou a importância das parcerias com instituições de outros países.

Artur Dullius

“Esperamos que vocês estudem e convivam com pessoas diferentes, pois a presença de vocês aqui contribui para que a nossa região também aprenda a conviver com pessoas que falam uma língua diferente”, afirmou.

Artur Dullius

Para Laura Carolina Jimenez e Juan Sebastián Ruiz, estudantes de Psicologia da Corporación Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto), o intercâmbio é encarado como a possibilidade de aprender um novo idioma, além de conhecer um pouco mais sobre a área psicológica de outro país. “Estou impressionada com a capacidade de vocês fazerem nós nos sentirmos em casa. Estamos sendo muito bem-acolhidos”, disse Laura.

Há pouco mais de uma semana no Brasil, Sebastian já percebe as diferenças entre a cidade de Bogotá e o município de Lajeado. “Bogotá é maior e mais populosa, até por ser a capital do país, mas vejo que a Univates é maior e possui mais recursos tecnológicos em comparação com a universidade de onde eu vim”, afirma. Já Laura complementa: “E tem também a melhor biblioteca que eu poderia imaginar. É um sonho”.

Neste semestre, os cursos mais procurados pelos intercambistas são Jornalismo e Educação Física. Durante esta semana o grupo de estudantes irá participar de diferentes atividades culturais e informativas, que integram o período de acolhida da Instituição.

Inscrições para intercâmbio

Alunos dos cursos de graduação e técnicos da Univates interessados em realizar intercâmbio acadêmico podem se inscrever a partir da próxima segunda-feira, dia 30. Para o primeiro semestre de 2019 são oferecidas vagas em 41 universidades de 19 países. Mais informações podem ser conferidas pelo site www.univates.br/dri.