Univates sedia evento sobre plantas bioativas

Postado as 2018-07-26 13:17:04

Por Nicole Morás

Com o tema “Despertando para os potenciais das plantas bioativas: tradição e ciência”, a Universidade do Vale do Taquari - Univates sedia a 12ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 1º Encontro Regional de Agrobiodiversidade dos Vales. O evento segue até o próximo sábado, dia 28, com atividades no campus da Instituição e no Jardim Botânico de Lajeado.

A cerimônia de abertura, na manhã desta quinta-feira, 26, foi realizada no Teatro Univates. O presidente da Emater/RS e superintendente-geral da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), Iberê de Mesquita Orsi, aproveitou que se comemora o Dia dos Avós neste dia, 26 de julho, para falar sobre a tradição das plantas bioativas. “Quem nunca tomou um chá da vovó? Esse hábito foi passado de geração para geração e já continha ensinamentos sobre as potencialidades das plantas que podem contribuir para a nossa saúde”, explicou. Orsi também abordou a importância das plantas para os produtores rurais.

Nicole Morás

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, destacou a soma de esforços para a realização do evento e a necessidade de se levar tradições populares para a Universidade, de forma que esses temas possam ser discutidos cada vez mais. Nesse sentido, Lazzari ressaltou as atividades do grupo de pesquisa coordenado pela professora Elisete de Freitas, que tem estudado as comunidades vegetais na Instituição. O reitor ainda falou sobre o caráter comunitário da Univates, que busca contribuir para o crescimento e o desenvolvimento de questões regionais, tornando-se um espaço de discussão e de colaboração para que a sociedade avance.

Nicole Morás

Após os pronunciamentos, a professora Elisete de Freitas apresentou o doutor em Fitotecnia e docente do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Valdely F. Kinupp, que ministrou a conferência “O caminho das plantas bioativas: tradição e ciência”. Kinupp falou especialmente sobre as plantas alimentícias não convencionais, assunto sobre o qual ele é um dos pioneiros no País. “Esse termo surgiu oficialmente há 10 anos, mas desde 2003 já falávamos sobre o assunto em congressos. A ideia não é que as Pancs substituam plantas que consumimos habitualmente nem sejam um modismo, mas que elas possam diversificar e serem agregadas à nossa alimentação. Se comemos todos os dias as mesmas coisas, estaremos sempre ingerindo os mesmos princípios bioativos, o que poderá nos causar problemas”, explicou.

A partir disso, Kinupp apresentou um panorama geral sobre a quantidade de espécies vegetais do Brasil, afirmando que a flora brasileira é composta de mais de 46 mil espécies já descritas, podendo ser consumidas até 20% delas. “No Rio Grande do Sul há cerca de cinco mil espécies, das quais pelo menos 500 são Pancs. A araucária ainda é uma Panc, visto que há subutilização para a alimentação. Apenas neste ano foi liberada uma portaria interministerial que autoriza a utilização do pinhão na merenda escolar”, esclareceu. Kinupp citou ainda diversas plantas que podem ter uso gastronômico e nutricional e com potencial bioativo.

Também se pronunciaram durante a abertura o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o coordenador regional da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, Atílio Puntel.

Programação segue até sábado

A reunião conta com dois eixos principais, sendo eles plantas bioativas na saúde e na alimentação humana e plantas bioativas na sanidade ambiental. Trilhas ecológicas e interpretativas, pancaminhadas, oficinas temáticas, relatos de experiências, exposição de projetos escolares, espaço da erva-mate, apresentação de trabalhos científicos, espaço do cuidado, hora do chá e feira de produtos orgânicos – em parceria com a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) – são outras atividades que ocorrerão paralelamente ao evento principal. A programação da 12ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas será realizada nos Prédios 7 e 9 da Univates até sexta-feira, dia 27, e no Jardim Botânico de Lajeado no sábado, dia 28, conforme programação disponível aqui.

O evento é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Emater/RS-Ascar e Univates. O apoio é do Sicredi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Languiru, Prefeitura de Lajeado, 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Centro de Orientação Holística Vida Saudável (Cohvisa), Associação Brasileira de Homeopatia Popular, AAVT, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Certel, Itaipu Binacional, Pastoral da Saúde e 16ª Coordenadoria Regional da Saúde.