12ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas reúne mais de 600 pessoas

Postado as 2018-07-27 17:56:10

Por Nicole Morás / Ana Amélia Ritt

A 12ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 1º Encontro Regional de Agrobiodiversidade dos Vales conta com dois eixos principais de atividades, sendo eles plantas bioativas na saúde e na alimentação humana e plantas bioativas na sanidade ambiental. Ao todo, mais de 600 pessoas de mais de 100 municípios participam das atividades que seguem até o sábado, dia 28, na Universidade do Vale do Taquari.

Ana Amélia Ritt

Nesta sexta-feira, 27, o evento recebeu a engenheira agrônoma, professora doutora Cláudia Petry. Com a palestra “(Re)Conhecendo as irmãs plantas: respeito e sensibilização à vida”, a coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da Universidade de Passo Fundo (UPF) provocou os presentes ao incentivar a desconstrução do antropocentrismo e abordar a inteligência vegetal. “A partir do momento em que estimularmos quintais e agricultores, voltaremos a viver bem”, afirmou. Durante sua fala, Cláudia criticou a “parafernália eletrônica” e o seu domínio sobre os humanos e voltou os olhares ao natural, ao “ser” e ao momento. “O mais valioso é o agora, compreender que tudo merece estar aí. O agora é a nossa única certeza”, salientou.

No painel “Potencialidades das espécies nativas”, realizado pela manhã, a doutora Elisete de Freitas abordou a importância das plantas originárias do Rio Grande do Sul, explicando que as espécies exóticas podem oferecer risco às espécies nativas. Elisete também falou sobre o potencial alelopático de algumas plantas, ou seja, a capacidade que essas espécies têm em inibir o crescimento e a germinação de outras plantas, agindo naturalmente como herbicidas naturais.

Nicole Morás

Já o doutor Eduardo Ethur iniciou sua fala sobre a relação histórica entre o homem e as plantas e estudos que apontam que entre 1981 e 2014, mais de 75% dos fármacos tiveram suas estruturas descritas com base em algum componente natural. “Essa aplicação se deu a partir do uso tradicional das espécies vegetais, o que geralmente se inicia pelo consumo de chás”, afirmou ele. Ethur afirmou ainda que muitas espécies são “canivetes suíços” devido à grande variação de ativos que podem ser utilizados.

Ana Amélia Ritt

Nicole Morás

O evento também teve um espaço dedicado para que escolas apresentassem trabalhos desenvolvidos sobre a temática do evento e o Museu de Ciências da Univates (MCN) realizou a exposição “O caminho das especiarias”. Também foram realizadas 25 oficinas, palestras, conferências e apresentação de pôsteres de trabalhos científicos.

Trilhas ecológicas e interpretativas, pancaminhadas, oficinas temáticas, relatos de experiências, exposição de projetos escolares, espaço da erva-mate, apresentação de trabalhos científicos, espaço do cuidado, hora do chá e feira de produtos orgânicos – em parceria com a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) – são outras atividades que ocorrerem paralelamente ao evento principal. A programação da 12ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas é realizada nos Prédios 7 e 9 da Univates, conforme programação disponível aqui.

Nicole Morás

O evento é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Emater/RS-Ascar e Univates. O apoio é do Sicredi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Languiru, Prefeitura de Lajeado, 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Centro de Orientação Holística Vida Saudável (Cohvisa), Associação Brasileira de Homeopatia Popular, AAVT, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Certel, Itaipu Binacional, Pastoral da Saúde e 16ª Coordenadoria Regional da Saúde.