Complexo Esportivo: diferentes atividades disponíveis à comunidade acadêmica

Postado as 2018-07-30 09:05:08

Por Nicole Morás

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeira gasto de energia. A recomendação é que pessoas maiores de 18 anos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana. A prática ajuda a melhorar o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, reduz o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de cólon e de mamas e depressão e é fundamental para o balanço energético e controle de peso. Na Univates, são oferecidas dez modalidades de atividades físicas por meio do Complexo Esportivo.

Elise Bozzetto

Uma das opções é o grupo de corrida monitorada na Pista Atlética, que proporciona o aumento da capacidade cardiorrespiratória, redução de massa gorda, controle da pressão arterial e diminuição dos riscos de doenças cardíacas. Além disso, por se tratar de uma atividade em grupo, motiva os participantes para a prática da corrida.

Rodrigo Balbueno

O treinamento funcional é caracterizado pela utilização da força corporal. Os exercícios funcionais abrem mão dos clássicos aparelhos de academia. É uma ótima opção para quem busca se preparar para as atividades esportivas. Os movimentos incluem ganho de força muscular, flexibilidade, além de trabalhar na melhora do sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.

Os horários e as vagas disponíveis para todas as modalidades podem ser conferidos aqui e as inscrições devem ser realizadas no Atendimento Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail complexo@univates.br.

Confira todas as opções de atividades físicas

Atividades Circenses

Atividades para Terceira Idade

Corrida Monitorada na Pista Atlética

Ginástica Aeróbica

Ginástica Artística e de Trampolim

Natação

Aprendizagem Adulto

Aprendizagem Infantil Nível I

Bike Acqua Jump (hidrobike, hidrojump e hidro local)

Condicionamento Físico

Hidroginástica

Natação para Bebês Nível I

Pré-Aprendizagem Infantil Nível I

Pilates

Confira as vagas e os horários disponíveis aqui.

Espaços disponíveis

Nicole Morás

Alguns espaços também são disponibilizados à comunidade acadêmica, como o Ginásio de Arena, que pode ser locado para a prática de voleibol, basquetebol, handebol e futsal ao valor de R$ 79,70 a hora. Os horários disponíveis podem ser conferidos no site univates.br/esporte-e-saude/complexo-esportivo. O campo de futebol do Estádio Olímpico pode ser locado aos sábados, ao valor de R$ 437,75. As locações podem ser solicitadas pelo e-mail complexo@univates.br.

Univates & Você

Desde março, o Univates & Você apresenta duas novas possibilidades. Quem se inscreve ou renova seu contrato a partir dessa data paga a taxa de inscrição e tem direito a um crédito, que pode ser utilizado na primeira mensalidade de uma atividade do Complexo Esportivo ou como desconto na inscrição em um curso de Educação Continuada da Univates. Da mesma forma, quem pratica atividades no Complexo Esportivo ou faz curso de Educação Continuada na Universidade pode realizar a inscrição no Univates & Você de forma gratuita.

Na inscrição, é possível escolher entre quatro diferentes modalidades. O valor é de R$ 54 corresponde a três meses; R$ 98, por seis meses; R$ 130, por nove meses; R$ 152, por um ano. Os diplomados após um ano de formatura têm 50% de desconto - no primeiro ano após a solenidade todos os acessos aos diplomados são gratuitos. Para os estudantes de ensino médio, o programa é gratuito. Já os titulares do cartão institucional podem cadastrar, de forma gratuita, seus filhos de até 12 anos para utilizarem os serviços.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail univatesevoce@univates.brou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5177.

Conecta 50+

Com o objetivo de estimular o acesso de pessoas da comunidade regional com mais de 50 anos às atividades realizadas na Univates, criou-se o programa Conecta 50+. Ele está diretamente vinculado ao Univates & Você, sendo assim, os aderentes ao projeto poderão usufruir da estrutura e do campus da Instituição de forma gratuita até dezembro de 2019.

No Conecta 50+ são promovidas mensalmente ações de responsabilidade social e ambiental envolvendo pessoas nessa faixa etária, conforme explica a gerente do Escritório de Relações com o Mercado (ERM) da Instituição, Cristiani Reimers. “É uma forma de oferecer ações diferenciadas que promovem a qualidade de vida desses cidadãos. Ao mesmo tempo, como o nome do projeto já diz, eles estarão conectados com o nosso ambiente universitário”, afirma. Para conferir o cronograma e se inscrever no programa, clique aqui.