Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Márcio Kieling propõe reflexão com a peça “Até que a internet nos separe”

Postado as 2018-07-30 10:07:01

Por Lucas George Wendt/Cultura e Eventos

O ator Márcio Kieling é responsável pelo roteiro e atua na produção “Até que a internet nos separe”, que estará em cartaz no Teatro Univates no próximo dia 12. A peça é uma reflexão bem-humorada sobre a influência da internet no cotidiano das pessoas. Conversamos com Márcio sobre aspectos de sua carreira e, também, sobre a inspiração para abordar a conectividade e a internet em uma peça de teatro. Os ingressos para o evento ainda estão disponíveis: https://goo.gl/3ug8BG.

Univates - Como é escrever e atuar em uma peça ao mesmo tempo? O que é mais desafiador entre as tarefas?

Márcio Kieling - Quem dirige é o Fernando Gomes, diretor carioca, que tem experiência na direção de peças de comédia. O texto é meu. É o primeiro que escrevi para o teatro, já fiz alguns curtas e fiz um longa também. Entre escrever e atuar, o mais desafiador para mim é escrever. Eu tenho muita preocupação com o que o público vai achar. Procuro me envolver em projetos que tenham algo a dizer, alguma mensagem… Essa peça eu resolvi escrever porque eu mesmo passo por isso e vejo muitas pessoas passarem por isso: o mundo virtual, as redes, a tecnologia… Quanto isso influencia, nos prejudica ou favorece? Muitas pessoas acabam passando dos limites. É um assunto que está em alta, é contemporâneo. Com certeza as pessoas vão se identificar. Sabemos muito bem que as pessoas só querem mostrar o que lhes convém. Temos que ter uma dosagem. A peça fala sobre isso. É um desafio. É uma comédia que é ao mesmo tempo reflexiva. Eu gosto de provocar o espectador para saber.

Divulgação

Univates - E a transição entre a atuação nos palcos e a atuação na TV?

Kieling - São dois veículos similares e ao mesmo tempo completamente diferentes. Por que eu digo isso? No teatro, quando você está no palco, tem que atuar para 500, 600 ou 1.000 pessoas assistirem. Então é necessário ter domínio. Na TV, não. É mais intimista. A câmera vai até você. Você pode estar a 1 km de distância e ela vai até você, você não precisa atuar para uma grande plateia. O que tem de muito comum entre as duas é que a gente precisa trabalhar com a verdade, tem de ser o mais sincero possível, porque a gente trabalha com experiências de vida, com personagens - nada mais que sensibilidade. Para mim, o desafiador neste momento está sendo o teatro, é no que eu tenho menos experiência. Eu comecei na TV, fazendo publicidade em Porto Alegre, e hoje estou mais focado no teatro porque é onde a gente ganha um estofo de aprendizado. Quando você está no palco, se errar, você tem que continuar a peça. São fatores externos que acabam influenciando na atuação. Na TV não, você erra, para e grava de novo. O desafio no teatro é bem maior.

Univates - Onde você concentra seus maiores esforços atualmente: teatro ou TV?

Kieling - O ator precisa estar sempre aberto para novos projetos, independentemente de onde ele seja. Eu atualmente estou fazendo a peça, viajando em turnê, e acabei de fazer uma série para a TV, de três episódios, que se chama Chuteira Preta. A estreia é prevista para o fim deste ano ou início de 2019, no Prime Box Brasil. Meus esforços estão voltados para o teatro. Quando a série for lançada eu provavelmente vou ter de fazer alguma campanha de divulgação. A dedicação hoje é para a turnê da minha peça, com a qual eu tenho o maior prazer de estar viajando e podendo levar diversão e, ao mesmo tempo, uma reflexão para as pessoas que curtem teatro.

Univates -  Como se deu a aproximação com a Carol Nakamura, que ocupa o outro papel de destaque da peça?

Kieling - Eu conheço a Carol Nakamura há algum tempo. Ela é amiga da minha esposa, a Jaqueline Fernandes. Elas se conheceram no balé do Faustão. Carol é bailarina e atriz. Depois a gente veio a se aproximar na novela Sol Nascente, na qual eu fiz uma participação, e ela fez também a novela. Acabamos nos encontrando nos corredores do Projac. A Carol está substituindo a Gabriela Durlo, que já tinha trabalhado comigo na Record (a gente já fez umas três ou quatro novelas, eu e a Gabi). Ela acabou engravidando e teve que sair do projeto. Como eu já acompanhava a Carol nas redes sociais, me deu uma luz de que ela era muito parecida com a personagem, de estar engajada com as redes e postando, mostrando o dia a dia da vida dela. A Pâmela, da peça, é uma blogueira - uma digital influencer -, e eu vi que a Carol, com o humor dela, tinha muito a ver com a personagem. Ela é muito engraçada. Hoje ela está arrebentando. Às vezes eu preciso me segurar em cena para não rir, porque ela tem umas tiradas muito bacanas que cabem direitinho na peça.

Divulgação

Univates - Em “Até que a internet nos separe” o tema central é a influência da conectividade digital sobre a vida das pessoas. Neste caso em particular, sobre um casal. De onde partiu o desejo de retratar essa realidade por meio de uma peça de teatro? Foi fácil escrever sobre esse assunto? Em quanto tempo a ideia completa esteve formada?

Kieling - Surgiu a necessidade de se colocar a questão em evidência. Todo mundo se identifica. Incomodou o fato de as pessoas estarem muito ligadas à internet enquanto a vida passa na frente de seus olhos. Por que eu falo isso? Normalmente a gente vai sair com os amigos e numa mesa, entre cinco ou seis pessoas, quatro estão no telefone. Às vezes a gente exagera no uso. Eu já me peguei muito tempo na internet, minha esposa também. Deixamos de dar atenção para quem está do nosso lado para dar atenção a quem está longe. Costumo falar que a internet aproxima quem está longe e distancia quem está do lado.

Univates - Como você pessoalmente avalia a influência digital? Na sua opinião, chega a ser um problema?

Kieling - Esse foi um dos motivos que me levou a escrever. O uso exagerado está levando a um problema. Muitas vezes elas acabam vendendo uma vida que não é real. Ninguém gosta de mostrar as derrotas nas redes sociais, só as vitórias. A gente precisa refletir sobre isso. É com humor, mas a gente precisa refletir. A pessoa pode viver uma vida alheia e não realmente a vida que tem.

Univates - E o público, qual é o feedback que vocês têm recebido sobre o espetáculo?

Kieling - Minha maior preocupação era o que o público iria achar. É o meu maior desafio, meu primeiro texto teatral, então sempre se quer saber qual é o feedback. O que eu tenho recebido de crítica é o melhor possível. As pessoas saem do teatro se identificando e, com certeza, refletindo sobre o que acabaram de ver. O papel da peça está sendo cumprido, o de levar com humor e leveza até que ponto o uso é bacana ou não.

Univates - Tornamo-nos dependentes da internet para muitas coisas, desde as mais triviais até as mais complexas. Nesse contexto, é fácil abordar esse lado (supostamente) “negativo” da digitalização?

Kieling - É um caminho sem volta. A gente depende muito da internet para muitas situações. É óbvio que ela veio para facilitar a comunicação. O que a gente precisa refletir é até que ponto o que estamos mostrando na rede social é verdade ou não, está vendendo uma falsa realidade. O caminho da internet não tem mais volta, o que tem volta é a gente se adaptar ao meio de uma forma transparente e verdadeira, e não se escondendo atrás de aparências.