Univates ultrapassa a marca de mil alunos na modalidade EAD

Postado as 2018-07-31 15:35:31

Por Elise Bozzetto

Elise Bozzetto

Com pouco mais de meio ano atuando de forma intensiva em cursos na modalidade a distância, a Universidade do Vale do Taquari - Univates comemora a marca de mais de mil alunos matriculados, ultrapassada nesta semana. O curso mais procurado é o de Pedagogia, que conta com 23% dos estudantes de ensino a distância (EAD) da Univates. Em seguida, vêm Administração, com 18%, e Ciências Contábeis, com 12%.

O polo matriz, em Lajeado, é o mais procurado, com 41% dos acadêmicos. Os polos de Encantado e Teutônia concentram 10% dos estudantes cada um. Já Arroio do Meio e Venâncio Aires são polos que atraem, cada um, cerca de 7% dos alunos de EAD.

Elise Bozzetto

Para a diretora de Ensino a Distância da Univates, Edí Fassini, a oferta de cursos a distância com qualidade é um reflexo direto da evolução tecnológica. “Essa modalidade nos permite uma sincronia maior entre a Universidade e os estudantes. Mas estudar a distância não significa que é mais fácil, muito pelo contrário, exige muito controle do acadêmico para que ele consiga acompanhar o andamento das aulas. Aquilo que a Univates construiu em 50 anos de história vai continuar sendo construído no EAD. Temos um compromisso com a qualidade, portanto, nossos cursos a distância não são menos exigentes que os presenciais”, conclui.

Univates estuda ampliar ofertas

Giovane Sebastiany

A novidade do último processo seletivo foi a oferta do curso de licenciatura (formação de professores) em Educação Física. Além desse, são oferecidos outros quatro cursos na área de formação de professores: Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia. A Univates oferece também, em todos os polos, os bacharelados em Administração e em Ciências Contábeis, além de sete cursos superiores de tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais.

Polos aproximam a Univates da comunidade

Além do polo matriz, em Lajeado, a Univates hoje está presente fisicamente em 11 municípios: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia e Venâncio Aires.

Para Carla Schroeder, coordenadora do polo de Arroio do Meio, a chegada da Universidade no município é muito significativa. “Receber a Univates demonstra o desenvolvimento da nossa cidade. A demanda por curso superior nos traz mão de obra qualificada e, consequentemente, possibilidades de competir no mercado melhorando as condições de vida de toda a população. Representa o cumprimento de uma das metas do plano municipal de educação. A comunidade arroiomeense historicamente investe em educação e aposta na Univates pelo seu comprometimento com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento da região”, comenta a gestora.

Giovane Sebastiany

Provas agendadas seguem até dia 1º

Até o dia 1º agosto, a Univates recebe os estudantes interessados em ingressar no Ensino Superior durante o segundo semestre de 2018. O processo seletivo para os cursos de graduação a distância é compostos de uma prova de redação, que pode ser agendada diretamente pelo site www.univates.br/vestibular. Os vestibulandos podem escolher entre as 14 opções de cursos oferecidos, com mensalidades a partir de R$ 272,60.

A prova será aplicada em todos os polos da Univates. O candidato também pode optar por concorrer com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.