Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pibid e Residência Pedagógica da Univates iniciam atividades

Postado as 2018-08-01 17:32:13

Por Redação

Os estudantes dos cursos de licenciatura que integrarão o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Univates) participaram da Aula Inaugural do Pibid/Univates - disciplinas Didática Geral e Práticas de Iniciação à Docência -, realizada na noite da última sexta-feira, 27.

Divulgação

O evento contou com a participação de coordenadores de cursos de licenciatura, professores coordenadores de área do Pibid/Univates e estudantes de licenciatura - os pibidianos. Na ocasião, houve a recepção aos estudantes, dinâmicas de apresentação, esclarecimentos sobre a trajetória do Programa no País e na Instituição, bem como apresentação das novidades em relação às edições anteriores. Também foram realizados entrega dos Diários de Formação Inicial à Docência, reflexões e problematizações sobre o ser professor e a docência.

Segundo a coordenadora institucional do Pibid, professora Cristiane Antonia Hauschild, iniciar as atividades do Programa é uma satisfação e, ao mesmo tempo, significa assumir um compromisso com a formação inicial qualificada de professores do nosso País e da nossa região. “É muito interessante acompanhar os estudantes nesse processo de constituírem-se professores, aproximando escola e Universidade, compreendendo a escola como espaço de formação e possibilitando a superação da dicotomia entre teoria e prática”, explica.

Divulgação

Já no sábado, 28, foi realizado um momento significativo para estudantes e professores dos cursos de licenciatura que participarão do Programa de Residência Pedagógica da Univates.

Na Aula Inaugural estiveram presentes os residentes dos cursos de Educação Física - Licenciatura, História, Letras, Ciências Biológicas - Licenciatura e Pedagogia, os docentes orientadores e os professores das escolas de educação básica da rede pública do Vale do Taquari.

Conforme o professor Tiago Weizenmann, coordenador institucional Programa de Residência Pedagógica na Univates, fazem parte do Programa de Residência Pedagógica aproximadamente 60 residentes, seis docentes orientadores, 11 preceptores e 11 escolas públicas de educação básica do Vale do Taquari. Weizenmann faz referência à iniciativa inovadora, destacando que se trata de um novo projeto para a formação inicial de professores. “Será um espaço para a articulação entre teoria e prática e entre escolas de educação básica do Vale do Taquari e os cursos de licenciatura da Univates. É um belo projeto ganhando forma”, analisa.

Saiba mais sobre o Pibid

O Pibid foi criado em 2007 pelo Ministério da Educação para execução no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Visa a fomentar a iniciação à docência contribuindo para a formação qualificada de professores para a educação básica do País.

A Univates faz parte do Programa desde 2010, quando foi ampliada a participação para as instituições de ensino comunitárias. Este é o 4º projeto institucional submetido pela Univates e aprovado pela Capes. Até fevereiro de 2018, já passaram pelo Pibid/Univates aproximadamente 800 bolsistas de iniciação à docência e 90 professores, entre supervisores e formadores, que se envolveram com o programa e contribuíram para qualificar a educação em nossa região em 33 escolas de educação básica públicas. Dois livros foram organizados e apresentam um recorte de atividades desenvolvidas desde o início das atividades.

O Programa visa a fomentar a iniciação à docência contribuindo para a qualificação da formação inicial de professores em nível superior e a melhoria da educação básica pública brasileira. Atualmente, é destinado a alunos na primeira metade do curso de licenciatura, compreendendo a prática como componente curricular.

O desenho pedagógico do Pibid prevê o trabalho entre três atores principais, diferencial do programa: 1) os estudantes de licenciatura - os futuros professores; 2) os professores das escolas parceiras - professores supervisores; e 3) os professores formadores - coordenadores de área do Pibid/Univates. A seleção das escolas parceiras e dos professores supervisores está em andamento, e a última etapa deverá ocorrer no dia 6 de agosto. Após essa data, os selecionados passam por um processo de formação e na sequência se integram às atividades já iniciadas - ligadas à base teórica do projeto institucional, voltadas para os licenciandos. Mais informações em www.univates.br/pibid.

Saiba mais sobre o Programa de Residência Pedagógica

A proposta, lançada pelo Ministério da Educação e pela Capes, faz parte da Política Nacional de Professores e é uma aposta para a qualificação dos novos professores que em pouco tempo estarão atuando em sala de aula. Para os estudantes selecionados, o estágio curricular obrigatório será desenvolvido na modalidade de residência pedagógica, prevendo etapas específicas como preparação, ambientação no contexto das escolas selecionadas pelo projeto, imersão com atividades de regência de classe e de intervenção pedagógica e finalização com a apresentação de relatório final e socialização dos resultados. Todo o processo é acompanhado pela coordenação institucional, por docentes orientadores da Univates e preceptores (professores titulares) das escolas parceiras.

Trata-se de um programa do Governo Federal que pretende promover habilidades e competências para que os diplomados dos cursos de licenciatura promovam um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. É voltado a estudantes que se encontram com 50% do curso concluído ou que estejam no 5º semestre. Será desenvolvido em 18 meses, concedendo bolsas aos participantes. Dentre os objetivos da Residência Pedagógica destacam-se: articular teoria e prática na formação de professores, fortalecer a relação entre as instituições de Ensino Superior e as escolas públicas de educação básica e aperfeiçoar o formato dos estágios supervisionados dos cursos de licenciatura, a partir das experiências de residência pedagógica.