Terapia: um caminho para superar dificuldades

Postado as 2018-08-03 09:53:35

Por Elise Bozzetto

Hoje se fala que o mal do século é a depressão. Por que nossos jovens têm tido depressão? Onde estão as causas? Segundo a psicóloga Jaqueline Demamam, uma das profissionais que realiza atendimento a alunos da Univates, a depressão é uma das doenças psíquicas que mais tem crescido e afetado a população jovem ao redor do mundo. “Pesquisas apontam que de cada 10 pessoas metade ou até mais podem ter a doença. É importante entender e não confundir com uma simples tristeza. A depressão é uma doença séria e que merece atenção e cuidados necessários”, enfatiza a psicóloga.

Elise Bozzetto

No nosso cotidiano, frequentemente escutamos a frase: "Hoje estou deprê" para definir um momento de tristeza ou uma indisposição. Para Jaqueline, a banalização do termo pode comprometer a seriedade com a qual as pessoas lidam com a doença. “Não podemos confundir uma tristeza saudável causada por situações de vida com a tristeza desequilibrada que pode indicar uma patologia. Então é importante entender que a depressão é caracterizada por sentimentos de tristeza profunda, sensação de desamparo, pessimismo, isolamento, ansiedade, instabilidade de humor, crises de choros sem causa aparente, medo, perda geral de interesse pela vida, podendo ainda estar associada a algumas sensações de mal-estar físico e incapacidades. Todos os sintomas que passam a ser apresentados pelos pacientes vão depender da gravidade do acometimento. Casos mais graves podem levar a pessoa ao risco de suicídio. Quando nos perguntamos as causas da depressão é necessário indagar como estou me sentindo e levando minha vida. O que realmente eu desejo?”, questiona Jaqueline.

Elise Bozzetto

Para ela, a rotina sobrecarregada deixa as pessoas cada vez mais vulneráveis a doenças psíquicas. “O que percebemos é que, a cada dia que passa, as pessoas estão mais exigentes e num corre corre desenfreado. São muitas tarefas para exercer a cada dia, as cobranças feitas, uma necessidade de vivermos cada vez mais as exigências de uma sociedade materialista na qual é mais importante ‘ter’ do que ‘ser’, e assim é comum as pessoas se cobrarem mais e mais. E também a busca por uma tal felicidade que é tão idealizada que cada vez mais fica distante e inatingível. Hoje entendemos que as causas da depressão podem ser de diversos fatores. Algumas delas já mencionadas anteriormente, como também o acometimento do paciente por uma doença grave, histórico familiar, perda de um ente querido, desemprego, dentre outros”, explica a psicóloga.

Buscar ajuda é essencial

Muitas vezes o próprio paciente não consegue perceber que está com um quadro depressivo. Nesses casos, o alerta de familiares e amigos pode ajudar. A importância do diagnóstico precoce, segundo Jaqueline, está ligada diretamente ao alívio do seu sofrimento e à redução dos seus sintomas, pois com o tratamento adequado o paciente volta a ter qualidade de vida.

Para A.G., estudante da Univates que há três anos realiza psicoterapia, o tratamento tem sido desafiador e cheio de descobertas. “A relação terapêutica estabelecida serviu muito como um fator que acolheu as fragilidades, mas também me desacomodou e provocou inquietações. Acredito que os obstáculos passaram a se tornar mais fáceis de enfrentar quando identificados e analisados aos poucos, um a um e com suporte da terapeuta. Os grandes ganhos foram a identificação das situações que causam desconforto e ansiedade, assim se tornando mais fácil administrar as reações diante dele, e identificar de onde eles surgem”, comenta o entrevistado.

Para ele, qualquer pessoa deve e pode fazer psicoterapia. “É uma forma de cuidado essencial a qualquer pessoa, tanto por ser uma possibilidade de autoconhecimento e da identificação da potencialidade inerente em cada um como também um local de acolhida e de segurança para trabalhar questões relacionadas ao sofrimento”, conclui.

Sinais de alerta

Alguns sinais combinados podem alertar que algo não está bem. Nesse caso é importante procurar ajuda de um profissional da área (psiquiatra ou psicólogo) para uma avaliação. São eles:

- tristeza profunda
- distúrbios do sono
- pensamentos negativos
- desinteresse e apatia
- baixa autoestima
- desleixo com a aparência
- dores físicas (dor de cabeça, no corpo, sensação de aperto no peito ou sensação de ter algo preso na garganta)

Atendimento psicológico gratuito

Os alunos recebem até quatro sessões gratuitas de atendimento psicológico, servindo também como um processo de triagem. Quando houver necessidade, o aluno é encaminhado para a modalidade de Psicoterapia.

As consultas acontecem na Univates e são realizadas por quatro psicólogas, com frequência semanal. Após as sessões iniciais, o valor da sessão de psicoterapia é de R$ 25,00. Para agendar avaliação é necessário entrar no Universo Univates (univates.br/universo) e selecionar um horário em Agenda de Atendimentos.

Mais informações em www.univates.br/servicos/atendimento-psicologico ou pelo e-mail atendimento@univates.br.