Centro Clínico Univates oferece novas especialidades na área pediátrica

Postado as 2018-08-07 10:16:50

Por Nicole Morás

Artur Dullius

Com viés generalista, o curso de Medicina da Univates proporciona o contato dos estudantes com as diferentes especialidades para que o médico formado pela universidade tenha conhecimento suficiente para tratar casos mais simples sem dificuldade. Para isso, nos dois últimos anos da graduação, os internatos proporcionam experiência com essas especialidades. Por isso, desde o início de agosto foram ampliados os atendimentos na área pediátrica do Centro Clínico Univates.

Agora, além das consultas de pediatria, o serviço também está disponível para neuropediatria, otorrino pediátrico, pneumopediatria, dermatopediatria e pediatria para crianças de alto risco - este último com um grupo chamado de “Gente Grande”.

De acordo com a professora responsável pelo internato de pediatria, Clarissa Aires Roza, a oferta dessas especialidades no Centro Clínico Univates evita o deslocamento das famílias para outras regiões, o que pode diminuir o tempo e os custos desse tipo de atendimento para os municípios conveniados, já que todos os atendimentos ocorrem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Clarissa também destaca o pioneirismo do serviço Gente Grande na região.

“Como temos Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para bebês e crianças na região, esse é um serviço bastante importante, pois, após terem alta, essas crianças precisam de um acompanhamento específico. Esses atendimentos são voltados a crianças de 0 a 3 anos que se enquadram em um grupo de risco por terem nascido prematuras, com doenças do coração ou serem portadoras de alguma síndrome ou doença que requeira acompanhamento mais frequente. Os pacientes passam pelo acompanhamento de um pediatra especializado e têm acesso a uma equipe multidisciplinar”, explica.

Para ser direcionado ao atendimento na Univates, o usuário do SUS deve, primeiramente, buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Havendo necessidade, a própria unidade de saúde fará o encaminhamento do usuário, por meio da secretaria municipal de saúde.

Os atendimentos no Centro Clínico Univates são eletivos, ou seja, são previamente agendados. No caso de primeira consulta, o agendamento sempre é feito pelas secretarias de saúde. Já as reconsultas, solicitações de exames e interconsultas são gerenciadas pelo próprio serviço. O município de Lajeado é atendido por meio do convênio com o SUS e os demais municípios da região são atendidos por meio de convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa VRT).

Todas as consultas ocorrem no período de aulas do curso de Medicina, portanto são realizadas por alunos do curso sob supervisão de professores médicos, chamados preceptores. Para os pacientes terem acesso aos serviços especializados de pediatria do Centro Clínico Univates, os profissionais da saúde devem preencher encaminhamento em referência /contrarreferência, conforme padrão do SUS. Para o serviço Gente Grande, os profissionais de saúde devem preencher um formulário específico, o qual deverá ser encaminhado à Secretaria de Saúde do respectivo município onde o atendimento inicial foi realizado. Clarissa explica que o formulário auxilia inclusive o médico a verificar se há necessidade de encaminhamento.

Confira as especialidades, os turnos e local de atendimento

Pneumopediatria - terças-feiras pela manhã ou à tarde, na Cures (Prédio 16)

Otorrino Pediátrico - quartas-feiras pela manhã, no Ambulatório de Especialidades Médicas (Prédio 22)

Dermatopediatria -  quartas-feiras à tarde, na Cures (Prédio 16)

Neuropediatria - quintas-feiras à tarde, no Ambulatório de Especialidades Médicas (Prédio 22)

Gente Grande (crianças de 0 a 3 anos - de risco - nascidos prematuros, cardiopatas ou portadores de alguma síndrome ou doença que requeira acompanhamento) - quinta-feiras pela manhã, no Ambulatório de Especialidades Médicas (Prédio 22)

Demais especialidades

O Ambulatório de Especialidades Médicas foi inaugurado em março de 2016 e está sendo implantado de acordo com o avanço da grade curricular do curso de Medicina da Univates. Atualmente estão em funcionamento no local dezoito especialidades médicas, sendo elas: cardiologia, hematologia, pneumologia, gastroenterologia, nefrologia, endocrinologia, dermatologia, reumatologia, alergia e imunologia clínica, psiquiatria, geriatria, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria, pneumopediatria, neuropediatria e pediatria para crianças de alto risco.