Estudo sobre fluxo migratório de haitianos no Vale do Taquari é apresentado na Espanha

Postado as 2018-08-08 08:56:06

Por Nicole Morás

Na linha de pesquisa Espaço e Problemas Socioambientais do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates as migrações são um dos temas de estudo. Um exemplo é o artigo “Los flujos migratorios haitianos dinamizan pequeñas ciudades de Rio Grande del Sur – Brasil“, apresentado pelo doutorando Ivandro Carlos Rosa na XIII Conferência Internacional de Ciências Sociais Interdisciplinares, que ocorreu entre os dias 25 e 27 de julho na Universidade de Granada, na Andaluzia, Espanha.

De acordo com Rosa, o estudo é centrado no fluxo migratório de haitianos para o Brasil, com ênfase nas inter-relações desses imigrantes com os diversos atores da sociedade de acolhida nas pequenas cidades do Vale do Taquari. “Desde 2012 a região recebeu um fluxo migratório estimulado pela oferta de empregos em empresas privadas e cooperativas. Essa situação se alterou com a crise econômica brasileira que teve início em 2014 e se refletiu na dificuldade de se conseguir emprego nas localidades estudadas”, analisa o doutorando.

O trabalho também indica a preferência dos imigrantes pelo estabelecimento em áreas urbanas devido às oportunidades, ainda que alguns migrantes tenham se estabelecido nas zonas rurais.

Rosa analisa ainda que no estudo foi possível perceber a dificuldade de discernir questões relativas aos fluxos migratórios em razão das rápidas e constantes mudanças, o que demonstra a dificuldade de se apreender a realidade estudada enquanto elas acontecem.

O artigo foi produzido com orientação da professora doutora Margarita Mejía e colaboração do professor doutor Eduardo Périco.

Saiba mais: XIII Conferência Internacional de Ciências Sociais Interdisciplinares

O evento faz parte de uma rede global de pesquisadores chamada Common Ground Publishing, sediada na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, tendo participado desta edição mais de 400 conferencistas de língua espanhola e de língua inglesa. A próxima edição ocorrerá na Universidade Autônoma, na Cidade do México, em 2019.

Inscrições abrem no dia 13

Na próxima segunda-feira, dia 13, iniciam as inscrições para os processos seletivos do PPGAD. Para o mestrado em Ambiente e Desenvolvimento são até 30 vagas, das quais uma é destinada a candidatos estrangeiros. Para o doutorado, são disponibilizadas até 10 vagas, das quais uma é reservada a candidatos estrangeiros.

O PPG busca incentivar o espírito crítico e investigativo, que lhe permita identificar, avaliar e propor ações adequadas na solução de problemas ambientais. Dentro de uma visão social da utilização do conhecimento, o diplomado será um agente modificador e disseminador de ações que envolvam o manejo e a utilização dos recursos naturais.

O PPGAD da Univates possui uma área de pesquisa em Espaço, Ambiente e Sociedade, com as linhas de pesquisa: Tecnologia e Ambiente, Espaço e Problemas Socioambientais e Ecologia.